Tendências de Março 2019: Arquitetura Inclusiva

Quando os usuários do ArchDaily começam a coincidir em suas buscas por informação ou demonstram maior interesse por um tema em relação a outros, estes tópicos passam a ser uma tendência. Arquitetura Inclusiva se posicionou como uns dos conceitos mais buscados no ArchDaily durante 2018.

A acessibilidade em nossos projetos arquitetônicos é algo que não deveria precisar ser discutido. Embora seja algo geralmente associado a regulamentações obrigatórias (que variam em cada país), a consciência e o cuidado com as diferentes pessoas que usarão nossos projetos devem fazer parte da essência presente em todos os seus elementos e espaços.

© ArchDaily

Mas a acessibilidade não é apenas um problema projetual. A escolha de materiais e sistemas determina muito a maneira como os usuários interagem com o espaço construído.

© ArchDaily

No caso de pessoas com deficiência visual, por exemplo, as texturas e condições ambientais (como temperatura e acústica) ganham importância, assim como o manuseio das cores, que devem ter um alto nível de contraste. Tanto no interior como no exterior, as superfícies tácteis podem ajudar a fornecer códigos texturizados que facilitam o movimento para os deficientes visuais. Para aqueles com mobilidade reduzida, as superfícies antiderrapantes podem ser especificadas para permitir o movimento em uma cadeira de rodas ou o andar com uma bengala.

© ArchDaily

Finalmente, o desenho interno e seus princípios: equilíbrio, proporção, simetria e ritmo têm um impacto direto em nossas respostas emocionais, e as decisões relacionadas a cores, iluminação, espaço, mobília e elementos naturais podem moldar conscientemente respostas humanas, como criatividade, paz e felicidade.

No ArchDaily nós entendemos os arquitetos. Podemos ajudá-lo em suas estratégias de marketing para arquitetos, basta entrar em contato conosco.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Tendências de Março 2019: Arquitetura Inclusiva" 15 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915598/tendencias-de-marco-2019-arquitetura-inclusiva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.