Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco?

Material leve por excelência, o Zinco é um metal não ferroso que fornece uma solução eficaz para revestimento de edifícios expostos a condições climáticas adversas, fornecendo respostas criativas às exigências do especificador e dos usuários do projeto.

Quando em contato com a umidade, os painéis de zinco geram uma camada que permite a autoproteção, isolando o calor dos espaços internos durante o verão e respondendo corretamente à chuva e à neve durante o inverno, deslizando facilmente suas superfícies. Seus painéis modulares podem 'envolver' formas curvas ou serem perfurados de acordo com o projeto arquitetônico, e combinar-se em fachadas e / ou tetos através de diferentes tons, brilho e cores.

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 2 de 19Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 3 de 19Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 4 de 19Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 5 de 19Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Mais Imagens+ 14

Comparado a outros metais, seu refinamento requer menos energia

Usado durante séculos, o zinco é um dos metais mais abundantes na Terra, sendo superado apenas por outros 23 elementos químicos. Por esta razão, sua extração é relativamente fácil - evitando mineração a céu aberto e a deterioração da terra - e seu refinamento (fundição e processamento) requer menos energia que outros metais como alumínio (75% menos), cobre ou aço (50% menos).

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 15 de 19
Cortesía de elZinc
Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 13 de 19
Cortesía de elZinc

O Zinco responde ao seu entorno e se protege ao longo do tempo

Devido à sua composição, o zinco é um material que responde ao seu ambiente e que muda com o tempo. Sua pátina externa surge naturalmente quando entra em contato com a água e o sal do ambiente e, além de conferir um aspecto rústico e com caráter, possui um efeito de autoproteção que o isola e lhe permite resistir à corrosão.

No projeto 'The House on the Cliff', de GilBartolome Architects, a cobertura da casa é composta de 'escamas' de zinco, feitas artesanalmente a partir da matéria-prima. Estando diretamente expostos à umidade do oceano, suas peças naturalmente mudam de tom.

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 10 de 19
The House on the Cliff / GilBartolome Architects. Manufactured by elZinc. Image © Jesús Granada
Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 3 de 19
The House on the Cliff / GilBartolome Architects. Manufactured by elZinc. Image © Jesús Granada

Painéis de zinco podem se adaptar a formas complexas e serem perfurados de forma precisa

Suas peças são flexíveis o suficiente para se adaptarem a curvas e formas geométricas complexas, além de serem perfuráveis e personalizáveis de acordo com cada projeto arquitetônico. As perfurações são feitas por máquinas CNC, entregando resultados exatos e milimétricos. Além disso, o zinco é conhecido por sua maleabilidade, permitindo sua flexão gradual sem a necessidade de ferramentas ou maquinário extra.

No projeto 'Legacy ER Allen', dos arquitetos do 5G Studio Collaborative, a cobertura metálica é cuidadosamente projetada para funcionar como beirais em pontos específicos do edifício. Seus painéis perfurados controlam a passagem do sol e melhoram o conforto de seus espaços interiores.

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 2 de 19
Legacy ER Allen / 5G Studio Collaborative. Manufactured by MetalTech-USA. Image © Michael Moran/OTTO
Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 6 de 19
Legacy ER Allen / 5G Studio Collaborative. Manufactured by MetalTech-USA. Image © Michael Moran/OTTO
Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 7 de 19
Diagramas de Painéis de Zinco. Legacy ER Allen / 5G Studio Collaborative

Painéis estriados aumentam sua rigidez e evitam deformações no material

Além das populares chapas corrugadas ou onduladas - tradicionalmente utilizadas em coberturas - existem opções modulares com “ranhuras” rasas, que conferem maior rigidez à fachada total e permitem a especificação de painéis mais longos e mais finos, consequentemente, reduzindo os custos gerais do projeto.

Esta rigidez evita o aparecimento de deformações no material, mais conhecidas como Oil-Canning, típicas de chapas planas. Suas leves estrias geram diferentes aparências de acordo com o ângulo de visão, mudando com o passar das horas do dia e as condições climáticas.

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 8 de 19
Metal Cladding - Strata. Image Cortesía de MetalTech-USA
Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 11 de 19
Metal Cladding - Strata. Image Cortesía de MetalTech-USA

Diferentes dimensões de seus painéis modulares permitem evitar desperdícios

Se o envelope for definido quando o projeto da estrutura do edifício estiver concluído, os painéis modulares disponíveis podem nos ajudar a cobrir suas dimensões com exatidão, evitando desperdícios desnecessários e acabamentos de baixa qualidade. É também possível que as dimensões dos painéis escolhidos sejam o ponto de partida para o desenho das fachadas ou coberturas, e / ou misturar painéis de diferentes dimensões e aparências para obter efeitos especiais.

No projeto 'The Alchemist', projetado pela Reid Architects, a cobertura e a fachada unem-se em um único elemento que cobre e protege um icônico bar e restaurante localizado em frente ao famoso Lowry Centre, em Media City, Salford, Reino Unido. Este manto dourado é composto por quase 2000 m² de painéis ElZinc Rainbow Gold.

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 12 de 19
The Alchemist / Reid Architects. Manufactured by elZinc. Image Cortesía de elZinc
Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 17 de 19
The Alchemist / Reid Architects. Manufactured by elZinc. Image Cortesía de elZinc

O zinco pode durar até 100 anos em tetos e fachadas e reciclar sem perder suas propriedades

Embora esse número possa variar de acordo com as condições específicas de cada projeto, o Zinco geralmente dura mais de 100 anos em telhados e fachadas, e ainda mais em aplicações internas. Todos os elementos feitos de zinco podem ser reciclados ilimitadamente e em sua totalidade, mantendo sua composição e suas qualidades específicas.

No projeto Stade De Futebol de Montréal, dos arquitetos da Saucier + Perrotte architectes + Hughes Condon Marler Architects, o envelope torna-se a imagem total do edifício, incorporando-se ao seu entorno ao recordar a natureza geológica do local. O manto metálico se dobra sobre o comprimento do edifício e se estende até o campo de futebol, enquadrando-o e possibilitando assentos para os espectadores.

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 5 de 19
Stade De Soccer de Montréal / Saucier + Perrotte architectes + Hughes Condon Marler Architects. Manufactured by elZinc. Image © Olivier Blouin
Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 18 de 19
Stade De Soccer de Montréal / Saucier + Perrotte architectes + Hughes Condon Marler Architects. Manufactured by elZinc. Image © Olivier Blouin
Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Imagem 19 de 19
Stade De Soccer de Montréal / Saucier + Perrotte architectes + Hughes Condon Marler Architects. Image © Olivier Blouin

Todos esses projetos foram desenvolvidos utilizando o material elZinc e podem ser fabricados pela MetalTech-USA, representantes autorizados da marca nos Estados Unidos. Encontre mais detalhes sobre esses sistemas aqui.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco?" [¿Por qué es conveniente 'envolver' la arquitectura con Zinc?] 23 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915572/por-que-e-conveniente-envolver-a-arquitetura-com-zinco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.