OMA vence concurso para a reurbanização de antigos pátios ferroviários em Milão

O OMA é o grande vencedor do concurso internacional para o novo masterplan de duas importantes áreas da cidade de Milão - Scalo Farini e San Cristoforo-, dois antigos estaleiros ferroviários abandonados ao norte e ao sul do centro da capital lombarda. A equipe do concurso foi liderada pelos sócios do OMA, Ippolito Pestellini Laparelli e Reinier de Graaf, em parceria com o proeminente estúdio de arquitetura italiano, Laboratorio Permanente. A proposta vencedora, chamada de "Agenti Climatici", é um projeto e reurbanização que considera princípios de desenvolvimento sustentável e ecologia urbana. O projeto do OMA foi escolhido entre um seleto grupo de finalistas, incluindo Baukuh, Arup, Grimshaw e Kengo Kuma.

© OMA & Laboratorio Permanente

Transformados em dois novos grandes parques urbanos, Scalo Farini e San Cristoforo funcionam como filtros ecológicos dentro da cidade, purificando o ar, o lençol freático além de criar um novo ecossistema para o desenvolvimento da flora e da fauna local. Definidas como zona verde e zona azul respectivamente, estas duas intervenções foram concebidas como áreas de transição e regeneração da ecologia urbana de Milão.

© OMA & Laboratorio Permanente

A proposta desenvolvida pelo OMA e pelo Laboratório Permanente parte da definição de um espaço de uso público, o qual é composto por cursos d'água, vegetação nativa e praças públicas. Por outro lado, os edifícios são elementos secundários, estruturas de apoio que ocupam áreas residuais fazendo a conexão entre o parque e a cidade. Em Farini, o projeto parte de um núcleo compacto que poderá ser ampliado e desenvolvido de acordo com as demandas futuras da cidade, uma estrutura espacial flexível e resiliente que poderá ser expandida de acordo com os diferentes contextos econômicos e políticos, nacionais e globais.

© OMA & Laboratorio Permanente

Neste momento em que enfrentamos uma profunda mudança de paradigma no cenário ambiental de nossas cidades e do nosso planeta, além das permanentes incertezas econômicas, nossas prioridades também devem mudar. A moeda mais valiosa no desenvolvimento urbano de uma cidade não é mais o "tijolo" - ou o espaço construído - e sim as condições ambientais favoráveis para a construção de uma cidade agradável e sustentável. O modelo de cidade do século XX, estruturas de alto consumo energético, deve ser superado por um novo modelo que considera a qualidade ambiental e qualidade de vida de seus moradores.
- Ippolito Pestellini Laparelli, Sócio do OMA 

© OMA & Laboratorio Permanente

O concurso para o masterplan de Farini e San Cristoforo foi organizado pelas empresas estatais ferroviárias em colaboração com a prefeitura de Milão, a região da Lombardia e a incorporadora Coima SGR.

© OMA & Laboratorio Permanente

A equipe vencedora liderada pelo OMA contou com a participação e colaboração do Laboratorio Permanente (TI), Vogt Landscape Architects (CN), Philippe Rahm Architectes (FR), Net Engineering (IT), Ezio Micelli (IT), Arcadis Italia (IT), Temporiuso.net (IT) e Luca Cozzani (IT).

© OMA & Laboratorio Permanente

Via: OMA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "OMA vence concurso para a reurbanização de antigos pátios ferroviários em Milão" [OMA Wins Competition for Adaptable Masterplan of Milan's Disused Railway Sites] 17 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915027/oma-vence-concurso-para-a-reurbanizacao-de-antigos-patios-ferroviarios-em-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.