O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. ABDI e Ministério da Indústria lançam a maior biblioteca pública BIM do mundo

ABDI e Ministério da Indústria lançam a maior biblioteca pública BIM do mundo

ABDI e Ministério da Indústria lançam a maior biblioteca pública BIM do mundo
ABDI e Ministério da Indústria lançam a maior biblioteca pública BIM do mundo, Imagem via Remi Netwrok
Imagem via Remi Netwrok

Não mais o futuro, o sistema BIM já é efetivamente o presente da arquitetura e da construção civil no Brasil e no mundo. A sigla advém da expressão Building Information Modelling - ou, em português, Modelagem da Informação da Construção - e consiste em um sistema de representação digital das características físicas e funcionais de um projeto, possibilitando o "uso integrado de informações relativas a cada obra."

Muito embora o setor brasileiro da construção civil mostre ainda defasagem se comparado às industrias da Europa, sudeste asiático ou da América do Norte, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) deu um importante passo em direção a um futuro mais eficiente. Em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, lançou a Plataforma BIMbr com centenas de famílias e elementos BIM, disponíveis para variados softwares.

Gratuita, a biblioteca BIM, anunciada pela ABDI como a "maior biblioteca pública BIM do mundo", conta com elementos construtivos discriminados por categoria, subcategoria, software e outras características, e permite o download mediante inscrição no site. Além dos modelos, a plataforma disponibiliza também guias, normas e manuais relacionados ao sistema BIM, também disponíveis gratuitamente para download.

Imagem via Plataforma BIMbr
Imagem via Plataforma BIMbr

Alinhada com a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Estratégia BIM BR), decretada pelo governo federal em 17 de maio de 2018, a Plataforma BIMbr busca fomentar o uso de processos BIM "por órgãos públicos, instituições, organizações privadas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção por meio de objetos condizentes com a realidade do mercado e com critérios de qualidade definidos."

Navegue pela "maior biblioteca pública BIM do mundo" e faça o download de centenas de elementos construtivos aqui. (Para melhor visualizar, use o Mozilla Firefox).

Fonte: ABDI

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ABDI e Ministério da Indústria lançam a maior biblioteca pública BIM do mundo" 09 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914618/abdi-e-ministerio-da-industria-lancam-a-maior-biblioteca-publica-bim-do-mundo> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.