Christo irá envolver Arco do Triunfo com tecido azul em sua próxima obra

O artista búlgaro Christo envolverá o famoso Arco do Triunfo em Paris com tecido azul reciclável em sua próxima obra. O trabalho, que será inaugurado no próximo dia 9 de abril e durará duas semanas, coincide com uma grande exposição do artista no Centro Pompidou que reúne obras realizadas em parceria com sua falecida esposa, Jeanne-Claude, durante o período em que viviam em Paris.

A ideia de envolver o grande Arco situado na Place de l'Etoile não é nova. Os primeiros esboços datam de 1962, quando o casal vivia nas proximidades do monumento, no entanto, a proposta nunca foi levada a cabo ou sequer aprofundada. Segundo o New York Times, com a mostra no Pompidou, o artista estava "ansioso para fazer algo além da exposição" e procurou dar seguimento ao antigo projeto concebido juntamente Jeanne-Claude, conseguindo as autorizações do Centro Nacional de Monumentos e do Governo da França.

Financiado inteiramente com os fundos provenientes da venda das colagens, croquis, maquetes e estudos para o projeto, a obra, intitulada L'Arc de Triomphe, Wrapped (Project for Paris, Place de l’Étoile-Charles de Gaulle), não dependeu do apoio de instituições privadas ou públicas. Quando pronto, o trabalho não impedira totalmente o acesso ao monumento, mantendo os espaços do térreo e do subsolo abertos.

Christo, L'Arc de Triomphe, Wrapped (Project for Paris) Place de l'Etoile – Charles de Gaulle, 2019. Imagem por André Grossmann, © 2019 Christo

Jeanne-Claude e Christo são mundialmente reconhecidos por trabalhos semelhantes, onde monumentos ou edifícios inteiros são envolvidos por tecido. Entre as arquiteturas já envelopadas pela dupla estão uma muralha romana (Roma, 1973-74), a Pont Neuf (Paris, 1985), e o Reichstag, o Parlamento Alemão (Berlim, 1995). Suas obras lidam com a presença material dos edifícios, deslocando a apreensão destes pelo espectador, que vê transformado em transitório e leve aquilo que antes era sólido e permanente. 

Referência: Artsy e New York Times.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Christo irá envolver Arco do Triunfo com tecido azul em sua próxima obra" 04 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914435/christo-planeja-envolver-arco-do-triunfo-com-tecido-azul-em-sua-proxima-obra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.