Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Christo irá envolver Arco do Triunfo com tecido azul em sua próxima obra

Christo irá envolver Arco do Triunfo com tecido azul em sua próxima obra

O artista búlgaro Christo envolverá o famoso Arco do Triunfo em Paris com tecido azul reciclável em sua próxima obra. O trabalho, que será inaugurado no próximo dia 9 de abril e durará duas semanas, coincide com uma grande exposição do artista no Centro Pompidou que reúne obras realizadas em parceria com sua falecida esposa, Jeanne-Claude, durante o período em que viviam em Paris.

A ideia de envolver o grande Arco situado na Place de l'Etoile não é nova. Os primeiros esboços datam de 1962, quando o casal vivia nas proximidades do monumento, no entanto, a proposta nunca foi levada a cabo ou sequer aprofundada. Segundo o New York Times, com a mostra no Pompidou, o artista estava "ansioso para fazer algo além da exposição" e procurou dar seguimento ao antigo projeto concebido juntamente Jeanne-Claude, conseguindo as autorizações do Centro Nacional de Monumentos e do Governo da França.

Financiado inteiramente com os fundos provenientes da venda das colagens, croquis, maquetes e estudos para o projeto, a obra, intitulada L'Arc de Triomphe, Wrapped (Project for Paris, Place de l’Étoile-Charles de Gaulle), não dependeu do apoio de instituições privadas ou públicas. Quando pronto, o trabalho não impedira totalmente o acesso ao monumento, mantendo os espaços do térreo e do subsolo abertos.

Christo, L'Arc de Triomphe, Wrapped (Project for Paris) Place de l'Etoile – Charles de Gaulle, 2019. Imagem por André Grossmann, © 2019 Christo
Christo, L'Arc de Triomphe, Wrapped (Project for Paris) Place de l'Etoile – Charles de Gaulle, 2019. Imagem por André Grossmann, © 2019 Christo

Jeanne-Claude e Christo são mundialmente reconhecidos por trabalhos semelhantes, onde monumentos ou edifícios inteiros são envolvidos por tecido. Entre as arquiteturas já envelopadas pela dupla estão uma muralha romana (Roma, 1973-74), a Pont Neuf (Paris, 1985), e o Reichstag, o Parlamento Alemão (Berlim, 1995). Suas obras lidam com a presença material dos edifícios, deslocando a apreensão destes pelo espectador, que vê transformado em transitório e leve aquilo que antes era sólido e permanente. 

Referência: Artsy e New York Times.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Christo irá envolver Arco do Triunfo com tecido azul em sua próxima obra" 04 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914435/christo-planeja-envolver-arco-do-triunfo-com-tecido-azul-em-sua-proxima-obra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.