Snøhetta vence concurso para projetar a Grande Ópera de Xangai

Snøhetta vence concurso para projetar a Grande Ópera de Xangai
© MIR e Snøhetta
© MIR e Snøhetta

Snøhetta foi contratado para projetar a Grande Ópera de Xangai, na China, após vencer um concurso internacional. Com o objetivo de atrair um público amplo para apresentações tradicionais, clássicas e experimentais, Snøhetta desenvolveu o projeto arquitetônico, paisagístico, de interiores e gráfico para o complexo abrangente, em colaboração com os arquitetos baseados em Xangai, ECADI.

© MIR e Snøhetta© MIR e Snøhetta© MIR e Snøhetta© MIR e Snøhetta+ 10

© Parede de tijolos
© Parede de tijolos

A Opera House fará parte de um novo plano diretor urbano para Xangai, nomeada como a iniciativa mais importante do Plano Quinquenal do país com influência cultural e global. Situado no bairro da Expo Houtan, nas margens do rio, a principal missão do projeto é se tornar um local público e aberto dialogando com a implantação radial da paisagem circundante.

© MIR e Snøhetta
© MIR e Snøhetta

Projetado para trazer artistas e o público sob o mesmo teto, a forma abrangente da Opera House apresenta uma cobertura que lembra um leque sendo aberto, “capturando o dinamismo da dança e do corpo humano”. Os movimentos radiais do teto formam uma escada em espiral que conecta o chão e a cobertura, enquanto oferece vistas sobre a cidade e margem do rio. Esse movimento em espiral continua durante todo o projeto no hall, corredores e três auditórios.

© MIR e Snøhetta
© MIR e Snøhetta

A cobertura forma ainda um palco acessível e um ponto de encontro adequado para eventos de grande escala e visitantes do dia-a-dia, configurando uma praça aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano. Dentro, no coração do projeto, um auditório de 2.000 lugares oferece soluções técnicas e acústicas de última geração, enquanto um segundo, de 1.200 lugares, oferece um ambiente mais intimista. Além disso, há um terceiro auditório de 1.000 assentos que oferece um arranjo de assentos flexível para performances experimentais.

© MIR e Snøhetta
© MIR e Snøhetta

O exterior branco da Opera está em contraste com a seda macia usada para o forro interior, complementando os pisos de madeira de carvalho escolhidos pelo seu valor acústico. Painéis de vidro amplos inundam o salão principal com luz natural, mudando a dinâmica do salão ao longo das estações. À noite, as luzes exteriores alteram a aparência das torres do palco, transformando-as em lanternas incandescentes.

© MIR e Snøhetta
© MIR e Snøhetta

A Grande Ópera de Xangai é uma progressão natural do nosso trabalho anterior com a criação de centros de artes performáticas. É a culminação da competência e visão adquirida através de projetos como a Ópera Nacional Norueguesa e o Ballet, a Ópera de Busan na Coréia do Sul, o Centro de Artes Performativas Isabel Bader no Canadá e a renovação do Théâtre Nanterre-Amandiers em Paris. A Grande Ópera de Xangai é um produto da nossa compreensão e valores contextuais, concebidos para promover a apropriação pública do edifício para as pessoas de Xangai e além.
- Kjetil Trædal Thorsen, Fundador, Snøhetta

© MIR e Snøhetta
© MIR e Snøhetta

Via: Snøhetta

Snøhetta Completes Europe's First Underwater Restaurant

Snøhetta has announced the completion of Europe's first underwater restaurant. Situated in Lindesness, on the southernmost point of the Norwegian coastline, the "Under" scheme serves as both a restaurant and a research center for marine life.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Snøhetta vence concurso para projetar a Grande Ópera de Xangai" [Snøhetta's Shanghai Grand Opera House Evokes the Image of an Unfolding Fan] 13 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914433/snohetta-vence-concurso-para-projetar-a-grande-pera-de-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.