Foster + Partners projeta torre em forma de tulipa em Londres

A Tulip Tower, um arranha-céu de design controverso projetado pela Foster + Partners para o centro de Londres, está muito próxima de se tornar realidade uma vez que acaba de ser analisada pelas autoridades de planejamento da capital britânica. O relatório emitido pelo órgão responsável pela aprovação de novos projetos na cidade afirma que Londres será presenteada com “um novo edifício icônico”, de formas “ousadas e marcantes”. A torre atingirá 305 metros de altura e será implantada bem ao lado do The Gherkin: uma das estruturas mais icônicas do Reino Unido, também projetada pela Foster + Partners.

As autoridades foram particularmente convencidas pela proposta de instalação de uma escola no complexo da Tulip Tower, uma instituição educacional que seria operada pelos próprios proprietários do edifício, o Grupo J. Safra. Isso porque a escola ofereceria mais de 20.000 novas vagas gratuitas para as crianças da rede pública de ensino da capital, além de “impressionantes vistas para o centro de Londres a mais de 300 metros acima do nível do chão”.

Foster + Partners projeta torre em forma de tulipa em Londres - Mais Imagens+ 1

© DBOX for Foster + Partners

O foi edifício projetado como uma nova atração para o centro de Londres e para isso a estrutura contará com um novo pavilhão de acesso de dois pavimentos para complementar a área térrea existente do The Gherkin. Além disso, o complexo Gherkin-Tulip exibirá um novo terraço público e áreas comerciais e um total de 284 vagas para estacionamento de bicicletas. Um novo Pocket Park será criado ao lado do pavilhão, aumentando em mais de oito vezes a área verde do terreno, obviamente com a ajuda de dois jardins verticais.

© DBOX for Foster + Partners

A mais de 300 metros de altura, os decks de observação oferecerão aos visitantes uma experiência única: pontes suspensas, escorregadores transparentes e passeios de gôndola pela fachada do edifício. Na cobertura os visitantes encontrarão diversos bares e restaurantes com impressionantes vistas 360 graus. Materiais interativos e guias especializados sobre a história da cidade Londres serão publicamente distribuídos para todos os visitantes.

© DBOX for Foster + Partners

Apesar disso, o relatório de 152 páginas afirma que, o projeto desenvolvido pela Foster * Partners não atende algumas políticas do planejamento urbano da cidade de Londres. Segundo os analistas, a construção da Tulip Tower afetaria de modo “substancial” às vistas protegidas para a Torre de Londres. Além disso, outros pontos geraram discordia entre a comunidade local: o prefeito de Londres, Sadiq Kahn, também demostrou sua preocupação quanto a um aumento considerável de fluxo de pessoas no local, algo que poderia causar alguns transtornos desnecessários na região.

© DBOX for Foster + Partners

O futuro do arranha-céu parece que só será definido, definitivamente, no próximo dia 2 de abril, quando o comitê de planejamento urbano da capital terá uma reunião de portas fechadas com o comitê de transportes de Londres.

© DBOX for Foster + Partners
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Foster + Partners projeta torre em forma de tulipa em Londres" [Foster + Partners' Tulip Tower Set for Approval in London] 01 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914082/foster-plus-partners-projeta-torre-em-forma-de-tulipa-em-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.