LAD recria antiga praça de Milão como um jardim suspenso

O Laboratorio di Architettura i Design, ou simplesmente LAD, acaba de apresentar uma inovadora proposta de espaço público para a cidade de Milão, algo tão surpreendente que poderia vir a ser uma nova tipologia arquitetônica. Implantado em meio a uma movimentada via urbana, o sovraparco foi concebido com a intenção de resgatar um espaço urbano residual, proporcionando novo uso e de quebra, criando uma nova área verde no centro da cidade. Desenvolvido pelo escritório italiano com sede em Roma, o projeto para a Piazzale Loreto de Milão transformará uma antiga rotunda em um vibrante e exuberante espaço público. Entretanto, os arquitetos estão apenas sugerindo uma solução mais do que apresentando um projeto, a ideia pretende contribuir para com a discussão sobre os espaços urbanos residuais das nossas cidades.

LAD recria antiga praça de Milão como um jardim suspenso - Mais Imagens+ 7

A Piazzale Loreto é uma das mais importantes portas de entrada para o centro histórico de Milão, entretanto, seu entorno construído não possui nenhum atrativo especial: fachadas pouco inspiradoras e uma completa ausência de espaços verdes e áreas de uso público. Em busca de novas soluções e tipologias arquitetônicas, os arquitetos do LAD descobriram um enorme potencial em áreas residuais como a Piazzale Loreto, transformando um problema em solução. Embora em um primeiro momento o projeto tenha sido desenvolvido sem o objetivo real de ser construído, a equipe do LAD apresenta o sovraparco como uma espécie de manifesto urbano.

© LAD

A proposta é transformar a rotunda existente em um jardim suspenso e acessível, restaurando o uso original da Piazzale Loreto, a qual foi uma praça pública até 1865. Ao devolver um espaço vazio disforme ao domínio público, o projeto chama a atenção para o sentido democrático do espaço, convidando os pedestres a apropriarem-se da área. Sob a movimentada rótula atualmente existe uma passagem subterrânea que seria reintegrada à superfície, reforçado o conceito de praça "sobre a praça."

© LAD

O exuberante jardim acima, crescerá sobre uma cúpula invertida que protege o espaço das movimentadas vias urbanas, acolhendo o público em um jardim aberto para o céu. Este jardim contaria com dois níveis diferentes, os quais estariam conectados por um sistema de rampas e com um óculo no centro que conecta o jardim suspenso com a praça subterrânea, voltando a iluminar a sua superfície com luz natural depois de mais de cem anos. Em defensa a sua proposta, os arquitetos do LAD afirmam que pequenas intervenções deste tipo possuem um enorme potencial para transformar espaços urbanos esquecidos e trazê-los de volta a vida.

SOVRAPARCO from LAD on Vimeo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "LAD recria antiga praça de Milão como um jardim suspenso" [LAD Reimagines a Public Square in Milan with Hanging Garden] 23 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913556/lad-recria-antiga-praca-de-milao-como-um-jardim-suspenso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.