Nova loja da Nike em Nova Iorque busca inspirar confiança nos consumidores

Nova loja da Nike em Nova Iorque busca inspirar confiança nos consumidores

A nova loja da Nike em Nova Iorque, localizada na Quinta Avenida, talvez seja a coisa mais próxima de um templo na era digital em que vivemos. Com mais de seis mil metros quadrados, ela atrai o olhar e simbolicamente supera os arranha-céus em meio aos quais se insere. A fachada é composta por painéis de vidro ondulado que geram um interessante jogo de reflexos e sombras visto tanto dentro quanto externamente. Não há ritual ou tradição, como nos templos da antiguidade, mas os aficionados pelos tênis da marca sente que finalmente encontraram o paraíso na terra.

Cortesia de Nicholas Calcott, via Metropolis MagazineCortesia de Nicholas Calcott, via Metropolis MagazineCortesia de Nicholas Calcott, via Metropolis MagazineCortesia de Nicholas Calcott, via Metropolis Magazine+ 6

Cortesia de Nicholas Calcott, via Metropolis Magazine
Cortesia de Nicholas Calcott, via Metropolis Magazine

O edifício de seis pavimentos, projetado pela própria Nike em colaboração com o Rockwell Group, a Mode Lab, a CallisonRTKL e a Heintges Consulting Architects & Engineers, condensa muitas atividades em um espaço já bastante grande. Os três primeiros andares são divididos de maneira convencional entre artigos masculinos, femininos e infantis; tudo está disposto em uma grade que permite que os funcionários alterem organização espacial a qualquer momento. É tudo bastante comum para projetos comerciais (embora significativamente maior e com um orçamento elevado); um andar acima, o "Sneaker Lab" se apoia em elementos de design muito atrativos para atrair a clientela. O espaço todo branco e cromado exalta o amor pelos calçados, fazendo destes verdadeiros objetos de culto.

Mas embora o espaço em si seja uma versão bem maquiada do projeto comercial comum, a "Nike House of Innovation 000" amplia os limites em termos da experiência do cliente. Os típicos guichês onde se paga pelos produtos não estão à vista, sendo substituídos por funcionários em movimento equipados com leitores de cartões. Você também não encontrará seguranças ou etiquetas anti-roubo - confiança é a palavra chave neste projeto.

Cortesia de Nicholas Calcott, via Metropolis Magazine
Cortesia de Nicholas Calcott, via Metropolis Magazine

Resta saber se essa abordagem altamente conceitual e tecnológica para o comércio fará sucesso entre os compradores. Mas é certamente algo que lhes fará parar e refletir. Leia o artigo de Anna Fixsen sobre a nova loja da Nike na Metropolis Magazine, aqui.

Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Nova loja da Nike em Nova Iorque busca inspirar confiança nos consumidores" [Nike's New York Temple to Victory Pushes Trust in the Consumer] 02 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912136/nova-loja-da-nike-em-nova-iorque-busca-inspirar-confianca-nos-consumidores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.