3XN projeta estádio para o Parque Olímpico de Munique

A 3XN apresentou o projeto para uma nova arena multiuso que deverá ser construída no local do antigo velódromo do Parque Olímpico de Munique. O escritório com sede em Copenhague firmou um contrato com a empresa de urbanismo e paisagismo alemã LATZ+PARTNER para desenvolver o projeto de uma arena multiuso com capacidade para 11.500 expectadores. Esta será a nova casa dos atuais campeões alemães de hóquei no gelo, o Munich Red Bulls, e a equipe de basquete campeã nacional, o FC Bayern Munich.

Caracterizada por uma estrutura de forma oval, a nova arena esportiva se funde “naturalmente e de forma respeitosa ao famoso e tão conhecido Parque Olímpico de Munique.” A cobertura verde se encaixa perfeitamente na paisagem do parque enquanto que a fachada, composta por uma infinidade de elementos verticais, marca a sua própria identidade frente à seu contexto urbano.

3XN projeta estádio para o Parque Olímpico de Munique - Mais Imagens

© 3XN

Boa parte do programa encontra-se parcialmente enterrado, modelando o terreno como uma espécie de colina verde sobre a qual a arena se impõe, misturando-se com a topografia natural do Parque. Junto à estrutra oval da arena, três pistas de gelo cobertas serão construídas para complementar as instalações de treinamento e para proporcionar áreas de lazer para a população de Munique, ampliando a infra-estrutura esportiva do parque para melhor atender às escolas, clubes amadores e jovens talentos que se dirigem ao local com frequência.

© 3XN

Estamos muito contentes de participar do projeto para a nova arena multiuso do complexo olímpico de Munique. Este será o quarto projeto de arena desenvolvido por nós da 3XN Architects. Esta é, sem dúvida, uma oportunidade única para que nossa arquitetura passe a ser mais conhecida uma vez que estará lado à lado com algumas das mais importantes obras esportivas do mundo da arquitetura. Durante o processo de concepção da arena, revistamos continuamente o projeto original do parque, pensando como Günter Behnisch teria abordado este desafio. O mais importante, além de projetar uma arena flexível e polivalente, era criar uma obra de arquitetura com identidade própria, respeitando a história do Parque Olímpico e encaixando-se nele naturalmente.
-Jan Ammundsen, arquiteto responsável pelo projeto, 3XN Architects.

© 3XN

A obra da arena de mais de 60.000 metros quadrados está prevista para começar ainda neste inverno europeu de 2019, com a inauguração programada para o final do verão de 2021. Concebida para ser a casa de duas diferentes esquadras, a equipe de Basquete do Bayern de Munique e a equipe de hóquei no gelo de Munique, a arena deverá receber até 40 jogos por ano, contando ainda com outros espaços adicionais capazes de receber outros 40 eventos esportivos no mesmo período.

© 3XN

A empresa de tecnologia e inovação SAP, adquiriu recentemente os naming rights da nova estrutura do parque olímpico de Munique e lançou um concurso para a escolha do seu nome usando a hashtag #NameGameOn. Os fãs dos dois clubes podem enviar a sua proposta de nome através do site oficial do concurso até o dia 4 de março deste ano.

A 3XN parece estar com tudo ultimamente. As mais recentes notícias à respeito do escritório dinamarquês contam com o projeto para o mercado de peixe de Sidney , um edifício em homenagem à cultura da pesca de Lemvig na Dinamarca além do projeto para o novo aquário de Viena.

Via: 3XN

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "3XN projeta estádio para o Parque Olímpico de Munique" [3XN Design a Respectful Stadium for Munich's Olympic Park] 23 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911806/3xn-projeta-estadio-para-o-parque-olimpico-de-munique> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.