Masterplan do SOM na Nigéria começa a ser construído

A Skidmore, Owings & Merrill acaba de dar início as obras do masterplan desenvolvido para a cidade de Alárò, um projeto urbano que pretende integrar uma enorme área urbanizada à leste de Lagos, a maior cidade da Nigéria. O distrito modelo de uso misto contará com uma nova porta de entrada para a cidade de Lagos, um novo distrito comercial internacional, um novo porto e ainda um novo aeroporto. Desenvolvido por encomenda do governo local de Lagos e em parceria com a maior empresa de construção da África, a Rendeavour, o projeto foi concebido para impulsionar o investimento de capital estrangeiro na região além de criar um novo centro econômico e cultural para a África Ocidental.

Masterplan do SOM na Nigéria começa a ser construído - Mais Imagens+ 3

Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill

A cidade de Alárò será erguida 60 quilômetros à leste de Lagos, em uma área de 2.000 hectares localizada dentro da Zona de Livre Comércio de Lekki. O masterplan desenvolvido pelo SOM delimita à área urbanizada considerando a manutenção e proteção de uma exuberante floresta tropical localizada entra as duas grandes lagoas da bacia de Lagos, permitindo a resiliência e a sustentabilidade desta nova área urbanizada à longo prazo. O projeto está estruturado segundo seis grandes bulevares, implantados paralelamente segundo o eixo norte-sul que corresponde com os ventos predominantes e a topografia existente. Espaçados em 800 metros, cada bulevar estará localizado a no máximo cinco minutos de distância à pé para qualquer morador da cidade de Alárò. Estes corredores verdes também foram concebidos como canais, integrando o sistema de drenagem e encaminhamento das águas pluviais para a lagoa.

Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill
Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill

O projeto foi concebido como um grande condomínio para a população de rende-média, com escritórios, residências, escolas, instituições, hotéis, além de outros 150 hectares de parques e áreas verdes. Sistemas alternativos de transportes foram projetados pelo SOM para incentivar a atividade econômica local e maiores densidades habitacionais. Localizado no coração do plano urbanístico de Alárò, um parque central contará com 14 hectares de áreas verdes e espaços comunitários para a população local. Uma grande avenida fará a conexão entre as áreas comerciais, empresariais e educacionais localizados ao norte com as áreas industriais implantadas ao sul do masterplan.

Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill

“A cidade de Alárò contribuirá para reforçar a importância de Lagos como o principal centro econômico e cultural da África Ocidental, criando um novo distrito modelo de uso misto e de comunidade sustentável - uma cidade jardim onde será possível viver, trabalhar e se divertir em meio à muita natureza”, afirmou Daniel Ringelstein, diretor de projetos do SOM.

O SOM afirmou que várias empresas multinacionais já estão investindo e construindo novas instalações no local, mas nenhuma data de conclusão específica foi divulgada até então.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Masterplan do SOM na Nigéria começa a ser construído" [SOM Breaks Ground on Alárò City in Nigeria] 15 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911176/masterplan-do-som-na-nigeria-comeca-a-ser-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.