Soluções bioclimáticas para projetos energeticamente eficientes

Projetos energeticamente eficientes ganham cada vez mais relevância no combate ao câmbio climático, principalmente quando consideramos o fato de que o setor de edificações é o responsável por mais de 40% de toda a eletricidade consumida no Brasil. Criar um projeto que contemple estratégias bioclimáticas pode ser um desafio, no entanto, indagados pelo questionamento de "como proporcionar menor consumo energético e maior conforto interno ao usuário" o LabEEE/UFSC em conjunto com o governo federal criou uma plataforma gratuita que oferece diversas estratégias passivas de acordo com as características de cada cidade brasileira.

O ProjetEEE é uma ferramenta pública e gratuita que orienta arquitetos e estudantes para a concepção de edifícios sustentáveis, com informações bioclimáticas de 413 cidades, a fim de incentivar a construção de edificações energeticamente eficientes. A plataforma foi criada em 2015 - uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal e do LabEEE/UFSC - e integra o Projeto 3E, que tem como objetivo principal influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas no Brasil.

Ao navegar no site, é possível se deparar com as estratégias de projeto mais apropriadas para cada região do país e uma série de detalhamentos da aplicação prática destas – que englobam aquecimento solar passivo; inércia térmica (para aquecimento e resfriamento); resfriamento evaporativo; sombreamento e ventilação natural.

Além disso, o usuário também pode acessar o programa Sol-Ar, desenvolvido pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações - LabEEE/UFSC, que permite a manipulação da carta solar e da rosa dos ventos com dados de cidades selecionadas.

Para saber mais, acesse o site do projeto aqui.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Soluções bioclimáticas para projetos energeticamente eficientes" 06 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910877/solucoes-bioclimaticas-para-projetos-energeticamente-eficientes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.