Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Soluções bioclimáticas para projetos energeticamente eficientes

Soluções bioclimáticas para projetos energeticamente eficientes

Projetos energeticamente eficientes ganham cada vez mais relevância no combate ao câmbio climático, principalmente quando consideramos o fato de que o setor de edificações é o responsável por mais de 40% de toda a eletricidade consumida no Brasil. Criar um projeto que contemple estratégias bioclimáticas pode ser um desafio, no entanto, indagados pelo questionamento de "como proporcionar menor consumo energético e maior conforto interno ao usuário" o LabEEE/UFSC em conjunto com o governo federal criou uma plataforma gratuita que oferece diversas estratégias passivas de acordo com as características de cada cidade brasileira.

O ProjetEEE é uma ferramenta pública e gratuita que orienta arquitetos e estudantes para a concepção de edifícios sustentáveis, com informações bioclimáticas de 413 cidades, a fim de incentivar a construção de edificações energeticamente eficientes. A plataforma foi criada em 2015 - uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal e do LabEEE/UFSC - e integra o Projeto 3E, que tem como objetivo principal influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas no Brasil.

Ao navegar no site, é possível se deparar com as estratégias de projeto mais apropriadas para cada região do país e uma série de detalhamentos da aplicação prática destas – que englobam aquecimento solar passivo; inércia térmica (para aquecimento e resfriamento); resfriamento evaporativo; sombreamento e ventilação natural.

Além disso, o usuário também pode acessar o programa Sol-Ar, desenvolvido pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações - LabEEE/UFSC, que permite a manipulação da carta solar e da rosa dos ventos com dados de cidades selecionadas.

Para saber mais, acesse o site do projeto aqui.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Soluções bioclimáticas para projetos energeticamente eficientes" 06 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910877/solucoes-bioclimaticas-para-projetos-energeticamente-eficientes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.