Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé

Inauguramos hoje uma série de publicações onde apresentaremos teses e dissertações de acesso público que, de alguma maneira, discutam questões pertinentes à Arquitetura e ao Urbanismo. Vimos a necessidade de mostrar ao maior número possível de pessoas a incrível produção acadêmica de nossas universidades, que por vezes não ganham o devido reconhecimento.

Nesta primeira edição, apresentamos o trabalho do arquiteto Jorge Isaac Perén Montero e sua dissertação de mestrado intitulada "Ventilação e Iluminação Naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: Estudos dos Hospitais da Rede Sarah Kubitschek Fortaleza e Rio de Janeiro", orientada pela professora Rosana Maria Caram, na Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP.

Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Joana França

O arquiteto carioca Lelé dedicou sua vida ao estudo, projeto e desenvolvimento de técnicas construtivas pré-fabricadas que pudessem servir a sociedade de maneira mais barata, rápida e inteligente. Para isso montou em 1992 o Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), onde desenvolveu e executou diversos edifícios públicos, passarelas, infraestruturas urbanas e, os mais famosos, Hospitais da Rede Sarah. Em seus projetos, Lelé dominava as questões de conforto térmico, desafiando questões sistemáticas de construção hospitalares, quando propôs que os ambientes deveriam ser o mais naturais possíveis, contrariando a lógica de ambientes condicionados mecanicamente.

Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Joana França

Clássicos da Arquitetura: Hospital Sarah Kubitschek Salvador / João Filgueiras Lima (Lelé)

Um único elemento dá forma ao projeto: um shed metálico curvo, de grandes e diferentes extensões, e repetidos em dezenas de linhas paralelas. Suas únicas varições, além do formato padrão, são uma gerada por um maior vão da estrutura de aço que o sustenta, repercutindo na maior dimensão do shed; e outra criada pelo fechamento do shed a partir da continuidade da sua curva, quando não há a necessidade de ventilação.

Jorge Isaac Perén Montero se dedicou a estudar dois desses hospitais, o de Fortaleza e o do Rio de Janeiro, analisando tecnicamente como as estratégias de ventilação e iluminação naturais, desenvolvidas por Lelé, assumem um caráter primordial na qualificação ambiental. Com essa pesquisa, Jorge pretendeu ilustrar a importancia dessas estratégias nos edifícios citados e entender a relação de elementos construtivos como janelas, sheds e muros no contexto local e questões bio-climáticas.

Hospital Sarah Kubitschek Salvador/BA. Image © Nelson Kon
Hospital Sarah, Brasília/DF. Image © Joana França

Veja aqui a pesquisa completa e entenda melhor sobre esse grande arquiteto e sua incrível obra:

Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: estudo dos...

10.11606/D.18.2006.tde-12032007-225829 Jorge Isaac Perén Montero Assis, Rosana Maria Caram de (Presidente) Frota, Anesia Barros Labaki, Lucila Chebel Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: estudo dos hospitais da rede Sarah Kubitschek Fortaleza e Rio de Janeiro Palavras-chave em português Arquitetura bioclimatica Conforto térmico Hospitais da Rede Sarah Iluminação Natural João Filgueiras Lima Lelé sheds Ventilação Natural A conjugação das variáveis luz e vento e sua consideração desde a concepção do edifício são fundamentais para garantir uma eficiente ventilação e iluminação natural.

Referência Bibliográfica
PERÉN MONTERO, Jorge Isaac. Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: estudo dos hospitais da rede Sarah Kubitschek Fortaleza e Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006. doi:10.11606/D.18.2006.tde-12032007-225829. Acesso em: 2018-02-27.

Post publicado originalmente em 28 de fevereiro de 2018, atualizado em 8 de novembro de 2019. 

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé" 17 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889818/ventilacao-e-iluminacao-naturais-na-obra-de-joao-filgueiras-lima-lele> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.