O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé"

"Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé"

"Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé"
"Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé",  Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Nelson Kon
Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Nelson Kon

Inauguramos hoje uma série de publicações onde apresentaremos teses e dissertações de acesso público que, de alguma maneira, discutam questões pertinentes à Arquitetura e ao Urbanismo. Vimos a necessidade de mostrar ao maior número possível de pessoas a incrível produção acadêmica de nossas universidades, que por vezes não ganham o devido reconhecimento.

Nesta primeira edição, apresentamos o trabalho do arquiteto Jorge Isaac Perén Montero e sua dissertação de mestrado intitulada "Ventilação e Iluminação Naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: Estudos dos Hospitais da Rede Sarah Kubitschek Fortaleza e Rio de Janeiro", orientada pela professora Rosana Maria Caram, na Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP. 

 Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Joana França
Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Joana França

O arquiteto carioca Lelé dedicou sua vida ao estudo, projeto e desenvolvimento de técnicas construtivas pré-fabricadas que pudessem servir a sociedade de maneira mais barata, rápida e inteligente. Para isso montou em 1992 o Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), onde desenvolveu e executou diversos edifícios públicos, passarelas, infraestruturas urbanas e, os mais famosos, Hospitais da Rede Sarah. Em seus projetos, Lelé dominava as questões de conforto térmico, desafiando questões sistemáticas de construção hospitalares, quando propôs que os ambientes deveriam ser o mais naturais possíveis, contrariando a lógica de ambientes condicionados mecanicamente. 

 Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Joana França
Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Joana França

Clássicos da Arquitetura: Hospital Sarah Kubitschek Salvador / João Filgueiras Lima (Lelé)

Um único elemento dá forma ao projeto: um shed metálico curvo, de grandes e diferentes extensões, e repetidos em dezenas de linhas paralelas. Suas únicas varições, além do formato padrão, são uma gerada por um maior vão da estrutura de aço que o sustenta, repercutindo na maior dimensão do shed; e outra criada pelo fechamento do shed a partir da continuidade da sua curva, quando não há a necessidade de ventilação.

Jorge Isaac Perén Montero se dedicou a estudar dois desses hospitais, o de Fortaleza e o do Rio de Janeiro, analisando tecnicamente como as estratégias de ventilação e iluminação naturais, desenvolvidas por Lelé, assumem um caráter primordial na qualificação ambiental. Com essa pesquisa, Jorge pretendeu ilustrar a importancia dessas estratégias nos edifícios citados e entender a relação de elementos construtivos como janelas, sheds e muros no contexto local e questões bio-climáticas. 

Hospital Sarah Kubitschek Salvador/BA. Image © Nelson Kon
Hospital Sarah Kubitschek Salvador/BA. Image © Nelson Kon
Hospital Sarah, Brasília/DF. Image © Joana França
Hospital Sarah, Brasília/DF. Image © Joana França

Veja aqui a pesquisa completa e entenda melhor sobre esse grande arquiteto e sua incrível obra:

Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: estudo dos...

10.11606/D.18.2006.tde-12032007-225829 Jorge Isaac Perén Montero Assis, Rosana Maria Caram de (Presidente) Frota, Anesia Barros Labaki, Lucila Chebel Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: estudo dos hospitais da rede Sarah Kubitschek Fortaleza e Rio de Janeiro Palavras-chave em português Arquitetura bioclimatica Conforto térmico Hospitais da Rede Sarah Iluminação Natural João Filgueiras Lima Lelé sheds Ventilação Natural A conjugação das variáveis luz e vento e sua consideração desde a concepção do edifício são fundamentais para garantir uma eficiente ventilação e iluminação natural.

Referência Bibliográfica
PERÉN MONTERO, Jorge Isaac. Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: estudo dos hospitais da rede Sarah Kubitschek Fortaleza e Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006. doi:10.11606/D.18.2006.tde-12032007-225829. Acesso em: 2018-02-27.

Cita: Pedro Vada. ""Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé"" 28 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889818/ventilacao-e-iluminacao-naturais-na-obra-de-joao-filgueiras-lima-lele> ISSN 0719-8906