Safdie Architects projeta uma rede de escritórios suspensos em Singapura

A Safdie Architects revelou detalhes de seu projeto para a sede corporativa da Surbana Jurong em Cingapura. A proposta procura refletir uma das principais missões da empresa líder em arquitetura, urbanismo e infraestrutura urbana do país: transformar Cingapura em uma grande “cidade jardim”. A ser implantando em terreno anteriormente desocupado, o campus “será integrado harmoniosamente na paisagem natural” com seus quase 70.000 metros quadrados e 4000 funcionários.

Este é o tipo de desafio que a Safdie Architects gosta de encarar. Para isso os arquitetos projetaram um edifício que se manifesta como uma série "casas na árvore", conectados através de uma "rua" central suspensa para pedestres. Isso porque a estrutura do edifício foi concebida de forma a impactar o mínimo possível no terreno, respeitando a grande maioria da árvores existentes. O resultado se materializa em uma rede suspensa de espaços para escritórios inserida em meio ao parque natural onde está inserida, com a rua suspensa que transita entre paisagens interiores e exteriores.

Safdie Architects projeta uma rede de escritórios suspensos em Singapura - Mais Imagens+ 5

© Safdie Architects

Esta série de estruturas semelhantes a pavilhões, também se conectam com diferentes pátios abertos ou espaços de convívio fechados, todos com ótimas condições de iluminação e ventilação natural. Trabalhando em colaboração com a Peter Walker e Partners Landscape Architects, a equipe de projeto selecionou uma diversificada quantidade de plantas nativas para cada pátio, de acordo com as características de cada um destes espaços. O pátio norte, mais silencioso por natureza, receberá um vegetação exuberante, abrigando o centro de reuniões e outros espaços íntimos. Enquanto isso, o pátio ao sul oferecerá um ambiente mais animado, com um café espalhado por entre a vegetação mais esparsa.

© Safdie Architects

© Safdie Architects

É uma honra para todos nós trabalhar com a Surbana Jurong desenvolvendo o projeto para a nova sede da empresa em meio às copas das árvores tropicais de Cingapura. É nossa maior esperança que o novo campus venha a incorporar muito mais do que apenas um conjunto de espaços para trabalhar. Projetamos este conjunto de edifícios tendo em mente tanto os trabalhadores da Surbana Jurong quanto a comunidade em geral, criando momentos que potencializam o engajamento de outras pessoas e a criatividade da equipe de trabalho.
- Moshe Safdie

© Safdie Architects

Além dos escritórios da empresa, a proposta desenvolvida por Moshe Safdie também inclui uma variedade de espaços de lazer tanto para os funcionários quanto para o público em geral. O principal deles é um salão polivalente com capacidade para 1200 pessoas, o qual estará pairando sobre o parque e proporcionará vistas panorâmicas para a exuberante paisagem tropical de Cingapura.

© Safdie Architects

Incorporando o compromisso da Surbana Jurong com novas tecnologias, o projeto foi concebido para aproveitar ao máximo as opções de transporte que não utilizam combustíveis fósseis, os quais serão disponibilizados em breve por meio de uma futura estação JW2 MRT e M (obility) Deck. Os espaços de trabalho foram projetados para maximizar a iluminação natural e minimizar o ganho de calor através de prateleiras de luz, enquanto que os brises externos foram concebidos para manter a transparência do edifício e atenuar o ganho de calor por incidência direta dos raios de sol.

© Safdie Architects

Arquitetura: Safdie Architects
Arquiteto responsável: Moshe Safdie
Colaboradores: David Brooks, Jeffrey Huggins, Charu Kokate
Equipe de projeto: Howard Bloom, Tunch Gungor, Zhuang Guo, Seunghyun Kim, Lewina Lee, Reihaneh Ramezany M., Sarah Rinehart, Jeremy Schwartz, Lusha Wainford
Engenharia e sistemas: Surbana Jurong Private Limited
Consultores: PWP Landscape Architecture; Nipek; KTP; Arup Facades; Acviron Acoustics

AD Classics: Habitat 67 / Safdie Architects

Habitat 67, designed by the Israeli-Canadian architect Moshe Safdie as the Canadian Pavilion for the World Exposition of 1967, was originally intended as an experimental solution for high-quality housing in dense urban environments. Safdie explored the possibilities of prefabricated modular units to reduce housing costs and allow for a new housing typology that could integrate the qualities of a suburban home into an urban high-rise.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Safdie Architects projeta uma rede de escritórios suspensos em Singapura" [Safdie Architects design a Series of Treehouse-Like Pavilions for Surbana Jurong Headquarters] 04 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910566/safdie-architects-projeta-uma-rede-de-escritorios-suspensos-em-singapura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.