O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Em foco: Moshe Safdie

Em foco: Moshe Safdie

Em foco: Moshe Safdie
© Flickr user omma26 licensed under CC BY 2.0
© Flickr user omma26 licensed under CC BY 2.0

O arquiteto, acadêmico e educador Moshe Safdie (14 de julho de 1938) deixou sua primeira marca na arquitetura com sua tese de mestrado, propondo o emblemático Habitat 67 aos 25 anos de idade. Atraindo a atenção do público, Safdie usou seu icônico primeiro projeto para criar uma reputação como prolífico criador de edifícios culturais, traduzindo seu radicalismo em um estilo dramático e sensível que se tornou cada vez mais popular em todo o mundo. Com cada vez mais projetos na Ásia e no Oriente Médio, o foco de Safdie em uma arquitetura que integra uma linguagem modernista com espaços verdes deu origem a edifícios comprometidos com o público e com o ambiente onde se inserem.

Plan for Singapore's new "Air Hub". Image via Safdie Architects National Medal of Honor Museum in Mount Pleasant, South Carolina. Image via Safdie Architects Habitat 67. Image © Wikimedia user Wladyslaw (taxiarchos228) licensed under CC BY-SA 3.0 Kauffman Center for the Performing Arts, Kansas City. Imagem © Tim Hursley + 12

Em foco: Moshe Safdie, Habitat 67. Imagem © Canadian Architecture Collection, McGill University
Habitat 67. Imagem © Canadian Architecture Collection, McGill University
Habitat 67. Image © Wikimedia user Wladyslaw (taxiarchos228) licensed under CC BY-SA 3.0
Habitat 67. Image © Wikimedia user Wladyslaw (taxiarchos228) licensed under CC BY-SA 3.0

O arquiteto, acadêmico e educador Moshe Safdie (14 de julho de 1938) deixou sua primeira marca na arquitetura com sua tese de mestrado, criando o emblemático Habitat 67 aos 25 anos de idade. Atraindo a atenção do público, Safdie usou seu icônico primeiro projeto para criar uma reputação como prolífico criador de edifícios culturais, traduzindo seu radicalismo em um estilo dramático e sensível que se tornou cada vez mais popular em todo o mundo. Com cada vez mais projetos na Ásia e no Oriente Médio, o foco de Safdie em uma arquitetura que integra uma linguagem modernista com espaços verdes deu origem a edifícios comprometidos com o público e com o ambiente onde se inserem.

Kauffman Center for the Performing Arts, Kansas City. Imagem © Tim Hursley
Kauffman Center for the Performing Arts, Kansas City. Imagem © Tim Hursley
National Medal of Honor Museum in Mount Pleasant, South Carolina. Image via Safdie Architects
National Medal of Honor Museum in Mount Pleasant, South Carolina. Image via Safdie Architects

Nascido e criado em Haifa, Safdie mudou-se para o Canadá com seus pais em 1953 e se formou na McGill University em Montreal em 1961. Seu projeto final de graduação, o complexo que posteriormente se tornou o Habitat 67, causou uma grande repercussão desde o início, atraindo a atenção de todos e sendo amplamente reconhecido, apesar de, originalmente, não ter obtido sucesso no Pilkington Prize para teses de arquitetura. Safdie trabalhou por um tempo com Louis Kahn na Filadélfia, porém, foi convidado pelo orientador de sua tese a retornar a Montreal para desenvolver o masterplan para a Feira Mundial de 1967 em Montreal. Aproveitando a oportunidade para propor sua tese de graduação como um pavilhão, o incrível plano de Safdie recebeu carta branca do governo canadense e o arquiteto passou, então, a trabalhar independentemente no projeto, apesar de ter apenas 29 anos na época.

Marina Bay Resort. Imagem © MBS Digital Media
Marina Bay Resort. Imagem © MBS Digital Media
Plan for Singapore's new "Air Hub". Image via Safdie Architects
Plan for Singapore's new "Air Hub". Image via Safdie Architects

O Habitat 67, embora tenha sido drasticamente reduzido de mil unidades para apenas 158 e ter falhado em seu objetivo de iniciar uma revolução na habitação pré-fabricada de baixo custo, atraiu imediatamente a atenção do público e de especialistas, sendo proclamado uma maravilha da arquitetura. Expondo seus objetivos de integrar o modernismo aos espaços verdes e aos benefícios da vida no subúrbio, Safdie soube aproveitar a onde de popularidade de seu primeiro projeto e construiu uma bem sucedida carreira como projetista de edifícios culturais e públicos, trabalhando no Memorial do Holocausto em Israel, na National Gallery of Canada, no La Musée de la Civilisation em Quebec e, mais recentemente, no Kauffman Centre for the Performing Arts.

O estilo de Safdie também se adequou bem às novas economias emergentes da Ásia e do Oriente Médio, rendendo ao arquiteto comissões de projetos que mesclam seu modernismo humano com as tradições e o contexto local.

National Medal of Honor Museum in Mount Pleasant, South Carolina. Image via Safdie Architects Habitat 67. Image © Wikimedia user Wladyslaw (taxiarchos228) licensed under CC BY-SA 3.0 Kauffman Center for the Performing Arts, Kansas City. Imagem © Tim Hursley A new mixed-use development in Colombo, Sri Lanka. Image via Safdie Architects Plan for Singapore's new "Air Hub". Image via Safdie Architects Marina Bay Resort. Imagem © MBS Digital Media Mamilla Hotel / Safdie Architects. Imagem © Tim Hursley Yad Vashem Holocaust Museum / Safdie Architects. Imagem © Tim Hursley Sky Habitat Singapore. Image © Edward Hendricks + 12

Moshe Safdie Wins 2015 AIA Gold Medal

Moshe Safdie to Receive Lifetime Achievement Award at the 2016 National Design Awards

AD Interviews: Moshe Safdie / Safdie Architects

TED Talk: How to Reinvent the Apartment Building / Moshe Safdie

Sobre este autor
Dario Goodwin
Autor
Cita: Dario Goodwin. "Em foco: Moshe Safdie" [Spotlight: Moshe Safdie] 14 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770162/em-foco-moshe-safdie> ISSN 0719-8906
Ler comentários