Carlo Ratti Associati desenvolve bar automatizado que se move pelas ruas

O escritório Carlo Ratti Associati e a empresa Makr Shakr, líder mundial na produção de sistemas automatizados para bartending, uniram suas forças para desenvolver um bar automatizado que “visa propor novas soluções para atender as crescentes demandas por lazer e entretenimento nas cidades do futuro.” Chamado de "GUIDO" (“eu dirijo” em italiano), o sistema conta com dois braços mecânicos capazes de preparar e servir todos os tipos de drink em apenas alguns segundos.

GUIDO contará ainda com um sistema de direção automática permitindo que o bar sobre rodas possa deslocar-se livremente pelas ruas da cidade, atendendo as reservas realizadas através de um aplicativo. À medida que os pedidos são realizados pelos clientes, GUIDO começa o seu trabalho, misturando os ingredientes para produzir com rapidez e precisão o drink desejado. O sistema também é capaz de verificar a idade do cliente em seu documento de identificação ao mesmo tempo que aceita pagamentos via aplicativo. 

Cortesia de Carlo Ratti Associati

Mais do que uma experimentação de novas tecnologias, o sistema GUIDO foi concebido como uma resposta às novas demandas sociais. A maioria das cidades possui áreas centrais bem movimentadas enquanto que seus subúrbios periféricos muitas vezes, pouco tem a oferecer à seus moradores. GUIDO será uma alternativa a essa realidade, uma infra-estrutura móvel e digital. Ele possibilitará novas dinâmicas sociais, oferecendo as pessoas à possibilidade de organizar encontros e reunir pessoas que de outra maneira, nunca se conheceriam.

GUIDO nasce do paradigma da cidade-on-demand. Ao combinar a moderna robótica desenvolvida pela Makr Shakr com os sistemas de mobilidade pesquisados pela Carlo Ratti Associati, estamos criando uma nova ferramenta de socialização para as cidades do futuro. Dentro da Makr Shakr sempre incentivamos os nossos clientes a interagir e participar na escolha e produção de suas bebidas. O que aconteceria se expandíssemos esta mesma abordagem para a escala da cidade? Com o GUIDO, estamos provando que é possível utilizar as novas tecnologias para tornar as cidades mais agradáveis e, em última análise, mais divertidas.
-Emanuele Rossetti, CEO do Makr Shakr

Cortesia de Carlo Ratti Associati

O projeto faz parte do já conhecido interesse de Ratti em pesquisar alternativas e tecnologias aplicadas às cidades do futuro através do MIT Senseable City Lab, como publicado anteriormente no ArchDaily em nosso resumo intitulado "as 7 melhores ideias do MIT laps para as cidades do futuro". Ratti também foi anunciado recentemente como o próximo curador da Bienal de Arquitetura de Shenzhen de 2019, onde explorará o impacto da inteligência artificial nas cidades.

Recentemente, Ratti também desenvolveu um sistema pré-fabricadas para moradias em áreas rurais na Índia, o qual permite aos proprietários escolher como desejam construir suas próprias casas.

Via: Carlo Ratti Associati

Projeto: CRA-Carlo Ratti Associati + Makr Shakr
Status: Conceitual
Equipe CRA: Carlo Ratti, Giovanni de Niederhausern, Saverio Panata
Renders: Gary di Silvio (CRA), Carlo Turati e Marco Conte (Makr Shakr)

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Carlo Ratti Associati desenvolve bar automatizado que se move pelas ruas" [Carlo Ratti Associati Designs Self-Driving Robotic Bar] 18 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909518/carlo-ratti-associati-desenvolve-bar-automatizado-que-se-move-pelas-ruas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.