Carlo Ratti desenvolve sistema pré-fabricado para moradias em áreas rurais na Índia

O escritório de arquitetura liderado por Carlo Ratti desenvolveu um inovador projeto habitacional pré-fabricado de baixo custo, encomendado pela a empresa indiana sem fins lucrativos WeRise. O novo sistema chamado de "Livingboard" foi concebido como uma estrutura aberta, onde os moradores podem decidir de que forma vão construir as suas casas. Desenvolvido como um projeto piloto que pretende incentivar o desenvolvimento habitacional em áreas não urbanizadas, o sistema construtivo desenvolvido pelo arquiteto italiano está sendo testado em uma vila nos arredores de Bangalore. Como uma "placa-mãe" portátil, este sistema construtivo proporciona aos proprietários uma base e uma estrutura aberta contando ainda com sistemas de gerenciamento de resíduos e tratamento de água.

Livingboard. Imagem cortesia de Carlo Ratti Associati

Atualmente, o projeto está sendo implantado na região de Karnataka, na Índia, e procura responder os desafios da falta de disponibilidade de água potável para seus habitantes. O inovador projeto apelidado de Livingboard inclui ainda sistemas de aquecimento, baterias para armazenamento de energia e conexão Wi-Fi à internet. Como o próprio Carlo Ratti disse, "o conceito de faça-você-mesmo tem ganhado muita força ao longo dos últimos anos e tem operado uma transformação na vida de muitas pessoas. O desafio agora é aplicar este mesmo princípio à habitação - transferir esta atitude para o campo da construção civil. Esta é a nossa ideia por trás do projeto desenvolvido para a Livingboard."

Livingboard

Com o objetivo de educar e capacitar as comunidades locais para que as pessoas possam assumir o processo de construção de suas próprias casas, a WeRise realizará uma série de workshops com um arquiteto voluntário da Fundação RMZ. Os proprietários também terão suporte da WeRise e seus parceiros locais para escolher os acabamentos de suas casas. Para o projeto piloto, os empreendedores estão planejando trabalhar com tijolos de barro e madeiras locais. Saiba mais sobre o projeto Livingboard.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Carlo Ratti desenvolve sistema pré-fabricado para moradias em áreas rurais na Índia" [Carlo Ratti Designs Prefab Housing for Rural India] 05 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908880/carlo-ratti-desenvolve-sistema-pre-fabricado-para-moradias-em-areas-rurais-na-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.