OPEN Architecture projeta uma vila do aprendizado em Xangai

OPEN Architecture projeta uma vila do aprendizado em Xangai

Os arquitetos do OPEN Architecture projetaram um Campus de 58 mil metros quadrados para a Qingpu Pinghe School em Xangai. Constituído por treze edifícios, este é o segundo projeto de escola primária e secundária proposto pelo escritório, após o elogiado Beijing No.4 High School Fangshan Campus. A ideia de uma escola como vila explora criativamente o desenho urbano contemporâneo, tornando-se um modelo para novos edifícios e campus educacionais em Xangai e além.

Qingpu Pinghe School. Imagem é cortesia de OPEN ArchitectureQingpu Pinghe School. Imagem é cortesia de OPEN ArchitectureQingpu Pinghe School. Imagem © WU QingshanQingpu Pinghe School. Imagem é cortesia de OPEN Architecture+ 25

Qingpu Pinghe School. Imagem é cortesia de OPEN Architecture
Qingpu Pinghe School. Imagem é cortesia de OPEN Architecture

O projeto do campus foi pensado como uma constelação orgânica de edifícios menores, unidos por elementos da paisagem. A estratégia é uma resposta direta à prevalência de complexos escolares genéricos de escala exagerada na China. Acomodando um corpo discente para doze anos curriculares diferentes, o projeto oferece espaços de escala adequada às necessidades dos alunos, que, com efeito, passarão muitos anos convivendo diariamente nestes edifícios.

Qingpu Pinghe School. Imagem © WU Qingshan
Qingpu Pinghe School. Imagem © WU Qingshan
Qingpu Pinghe School. Imagem © WU Qingshan
Qingpu Pinghe School. Imagem © WU Qingshan

Entre os aspectos mais emblemáticos do projeto está um edifício helicoidal que abrigará o dormitório dos estudantes, um centro de artes multifacetado, “blocos” de sala de aula, um jardim de infância e uma “bibliotheater” - um espaço que combina a biblioteca e o teatro da escola. Essas instalações e outros grandes programas públicos, como a piscina e a academia, serão acessíveis ao público quando a escola não está em funcionamento. 

A inauguração da escola está prevista para o segundo semestre deste ano. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "OPEN Architecture projeta uma vila do aprendizado em Xangai" [OPEN Architecture Designs a Village for Learning in Shanghai] 16 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909396/open-architecture-projeta-uma-vila-do-aprendizado-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.