OPEN Architecture projeta uma vila do aprendizado em Xangai

Os arquitetos do OPEN Architecture projetaram um Campus de 58 mil metros quadrados para a Qingpu Pinghe School em Xangai. Constituído por treze edifícios, este é o segundo projeto de escola primária e secundária proposto pelo escritório, após o elogiado Beijing No.4 High School Fangshan Campus. A ideia de uma escola como vila explora criativamente o desenho urbano contemporâneo, tornando-se um modelo para novos edifícios e campus educacionais em Xangai e além.

OPEN Architecture projeta uma vila do aprendizado em Xangai - Mais Imagens+ 20

Qingpu Pinghe School. Imagem é cortesia de OPEN Architecture

O projeto do campus foi pensado como uma constelação orgânica de edifícios menores, unidos por elementos da paisagem. A estratégia é uma resposta direta à prevalência de complexos escolares genéricos de escala exagerada na China. Acomodando um corpo discente para doze anos curriculares diferentes, o projeto oferece espaços de escala adequada às necessidades dos alunos, que, com efeito, passarão muitos anos convivendo diariamente nestes edifícios.

Qingpu Pinghe School. Imagem © WU Qingshan
Qingpu Pinghe School. Imagem © WU Qingshan

Entre os aspectos mais emblemáticos do projeto está um edifício helicoidal que abrigará o dormitório dos estudantes, um centro de artes multifacetado, “blocos” de sala de aula, um jardim de infância e uma “bibliotheater” - um espaço que combina a biblioteca e o teatro da escola. Essas instalações e outros grandes programas públicos, como a piscina e a academia, serão acessíveis ao público quando a escola não está em funcionamento. 

A inauguração da escola está prevista para o segundo semestre deste ano. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "OPEN Architecture projeta uma vila do aprendizado em Xangai" [OPEN Architecture Designs a Village for Learning in Shanghai] 16 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909396/open-architecture-projeta-uma-vila-do-aprendizado-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.