Herzog & de Meuron projeta "estrutura flutuante" para a Universidade de Zurique

Herzog & de Meuron divulgou detalhes de sua proposta para o Fórum UZH, que criará um novo centro de educação e pesquisa no campus central da Universidade de Zurique. O novo edifício é visto como um elemento crucial para garantir a futura viabilidade de Zurique como um pólo de ensino superior, melhorando e consolidando um campus antigo e disperso.

Com conclusão prevista para 2027, o Fórum UZH ocupará um importante terreno de esquina, combinando amplo espaço público com a linguagem limpa e contemporânea, marca dos arquitetos. Situado no bairro universitário da cidade antiga, dominado por prédios isolados no lote, recuados da rua em plintos e terraços abaixo do solo,o Fórum UZH forma a personificação do século 21 do imponente campus urbano.

Herzog & de Meuron projeta estrutura flutuante para a Universidade de Zurique - Mais Imagens+ 1

© Herzog & de Meuron

A “base topográfica” do Fórumserve como um centro de ensino primário, enquanto os terraços construídos na encosta são posicionados em torno de um fórum central.Os platôs formam lugares para os alunos e o público se reunirem, acessarem salas de aula, auditórios, cafés, lojas, academias e instalações esportivas. Uma transição fluida entre o interior e o exterior é primordial, com o plinto abaixo do solointeragindo com os espaços urbanos circundantes e com as entradas do edifício por todos os lados.

© Herzog & de Meuron

O edifício flutua sobre a base topográfica,afastado da rua para configurar uma praça central no bairro universitário. A praça “Gloriaterrasse” foi projetada como uma extensão do Gloriapark existente, enquanto o edifício é incorporado a uma cadeia de marcos institucionais vizinhos.

© Herzog & de Meuron

Internamente, um fórum unificador se estende por todos os cinco andares, enquanto os quatro primeiros andares estão dispostos em torno de dois pátios internos. Um grid uniforme de colunas, planta baixa eficiente e iluminação natural criam um volume simples para uso adaptativo, diversos ambientes de aprendizado e de trabalho. Os dois níveis inferiores contêm uma biblioteca adjacente ao fórum, acessada através de "escadarias abertas".

© Herzog & de Meuron

O espaço é algo valioso e escasso em torno da universidade e cada vez exige-se mais e mais área para instituições diversas para garantir um futuro para suas missões de pesquisa e ensino.Como, então, espaços podem ser criados considerando as as pessoas e a natureza? Somente colocando muitos dos usos em um edifício elevado conseguimos trazer a luz do dia para o nível dos terraços e abrir espaço para a área público que estávamos buscando.A atmosfera convidativa e as numerosas árvores farão a grande praça em frente ao novo edifício, e também o próprio Fórum, um novo ponto focal da universidade e da vida urbana.
-Jacques Herzog, Co-Fundador, Herzog & de Meuron.

© Herzog & de Meuron

Para o desenvolvimento do projeto, Herzog & de Meuron trabalhou em colaboração com b + p baurealisation. Tendo vencido a competição pelo projeto do empreendimento em 2018, a construção deverá ser concluída em 2027.

Via: Herzog & de Meuron

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Herzog & de Meuron projeta "estrutura flutuante" para a Universidade de Zurique" [Herzog & de Meuron design a "Hovering Trapezoid Structure" for the University of Zurich] 17 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909378/herzog-and-de-meuron-projeta-estrutura-flutuante-para-a-universidade-de-zurique> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.