C.F. Møller Architects e BRUT projetam distrito residencial na Bélgica

C.F. Møller Architects e BRUT ganharam um concurso para o projeto de um ambicioso desenvolvimento urbano em Ostend, na Bélgica. O bairro de 500 casas demonstra um método de usar uma escala humana para melhorar a qualidade de vida dos moradores e do reino urbano.

O projeto está centrado no bairro de De Nieuwe Stad, onde um esquema existente de habitação social de 1972 se tornou obsoleto. O concurso para a remodelação completa do local atraiu 54 empresas.

C.F. Møller Architects e BRUT projetam distrito residencial na Bélgica - Mais Imagens+ 3

Cortesia de C.F. Møller Architects

Este projeto oferece uma oportunidade única para restaurar a imagem de tipologias de arranha-céus dentro do contexto de habitação social, especialmente porque os atuais moradores declaram que gostam de morar no bairro. Afinal, o arranha-céu é hoje muito atual na discussão sobre adensamento e ganha terreno em outros segmentos do mercado imobiliário.
-Gunther Slagmeulder, arquiteto e sócio, BRUT

Cortesia de C.F. Møller Architects

A proposta apresenta uma família de 10 "casas de bloco" e 4 "casas altas", maximizando a ligação do local entre o cinturão verde e o centro da cidade. As formas compactas se reúnem em torno de três pátios, cada um com seu próprio caráter. Inspirando-se em edifícios modernistas existentes, o esquema incorpora grandes áreas envidraçadas e amplos terraços.

Cortesia de C.F. Møller Architects

Os três pátios funcionam como uma ponte entre os prédios existentes e os novos, com entradas para edifícios ao lado de playgrounds, unidades comerciais e estacionamento compacto. Uma nova bicicleta e uma conexão a pé ao centro da cidade são estabelecidas ao longo de um antigo córrego, incorporando o esquema em um contexto urbano maior.

Cortesia de C.F. Møller Architects

O local também abrigará o Parque Riacho, um parque paisagístico que se torna uma nova centralidade verde para o bairro. O parque irá incorporar gerenciamento sustentável de água, recreação, natureza e uma estrutura de caminhos agradáveis.

Combinamos esses tipos em uma forma inovadora de vida que combina densidade com domesticidade, um senso de comunidade e escala humana. Uma tipologia habitacional que deixa amplo espaço para uma paisagem verde e lucra ao máximo com essa qualidade.
-Lone Wiggers, sócio e arquiteto, C.F. Møller Architects

Notícia via: C.F. Møller Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "C.F. Møller Architects e BRUT projetam distrito residencial na Bélgica" [C.F. Møller Architects and BRUT design Residential District in Belgium] 12 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909338/cf-moller-architects-e-brut-projetam-distrito-residencial-na-belgica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.