KPF conclui o terceiro maior edifício de Shenzhen com 400 metros de altura

A Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) acaba de inaugurar seu mais novo edifício, o terceiro arranha-céu mais alto da cidade de Shenzhen. Sede da China Resources, a torre de escritórios de 400 metros de altura é um enorme complexo multi-uso, abrigando espaços comerciais, residenciais além dos já mencionados escritórios da empresa.

Implantado em uma área de 2.000 metros quadrados de espaços públicos, o mais novo arranha-céu da cidade de Shenzhen teve seu projeto inspirado na forma de um broto de bambu. Muito mais do que um ícone urbano, o majestoso edifício projetado pela Kuhn Pedersen Fox procura "resgatar a urbanidade da região central de Shenzhen, ao mesmo tempo em que atende a demanda de uma das principais empresas do país, criando um ícone que reflete tanta a história quanto o atual momento de crescimento e pujança da empresa".

KPF conclui o terceiro maior edifício de Shenzhen com 400 metros de altura - Mais Imagens

O edifício foi construído através de sistema estrutural tubular leve e estável, produzindo uma forma esbelta e escultural. Este inovador sistema construtivo de estrutura perimetral libera todo o interior de pilares e vigas indesejadas, expressando toda a potência e simetria radial deste exuberante arranha-céu. À medida que a torre avança em altura, esta trama pré-fabricada da fachada torna-se mais estreita, convergindo e entrelaçando-se, passando de 56 colunas verticais no térreo para apenas 28 no coroamento da torre.

© Tim Griffith

A convergência destas linhas estruturais acabam por configurar uma série de “portais de entrada” na base do edifício, fundindo-se por outro lado, em uma ponta afiada que aponta em direção ao céu azul de Shenzhen. Nestes arcos ogivais criados onde as colunas se encontram, painéis de vidro facetado fazem a interface entre os espaços internos e externos, tornando-se um farol multifacetado e iluminado durante a noite. No cume da torre, o “sky hall” oferece um espaço único com perspectivas impressionantes para a cidade de Shenzhen, como uma catedral gótica à 400 metros de altura, tornando-se um dos poucos arranha-céus do mundo com espaços habitáveis em seu ponto mais alto.

© Tim Griffith

Foi uma honra para todos nós trabalhar no projeto da sede da China Resources, uma das empresas mais antigas e importantes do país. O projeto icônico deste aranha-céu expressa toda a sua ousadia geométrica que reflete o orgulho da China Resources em seu passado e a confiança no futuro. Um novo marco urbano no skyline de Shenzhen, este será um novo cartão postal da cidade, a capital chinesa da tecnologia. - James von Klemperer, Presidente da KPF

© Tim Griffith

O projeto para a China Resources marca a mais nova conquista da KPF, que projetou os edifícios mais altos de Paris (Tour First), de Seul (Lotte World Tower), de Pequim (CITIC Tower) e também de Shenzhen (Ping An Finance Center).

© Kohn Pedersen Fox Associates

No mês passado, a empresa divulgou as últimas imagens de seu projeto para as dez torres de Huamu Lot em Xangai, assim como o projeto da torre mais alta de Tel Aviv.

Via: KPF

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "KPF conclui o terceiro maior edifício de Shenzhen com 400 metros de altura" [KPF Completes the Third-Tallest Building in Shenzhen ] 13 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909126/kpf-conclui-o-terceiro-maior-edificio-de-shenzhen-com-400-metros-de-altura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.