Obra de Oscar Niemeyer é exibida nas ruas do Rio de Janeiro

A obra do arquiteto Oscar Niemeyer está atualmente sendo apresentada pela cidade do Rio de Janeiro. Durante todo o mês de janeiro, modelos e gravuras assinadas pelo arquiteto podem ser vistos na Barra da Tijuca, na zona sul da cidade. Lá, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da história da arquitetura brasileira e descobrir alguns dos trabalhos mais famosos de Niemeyer. O RioCVB organizou a exposição para celebrar o legado de Niemeyer e exibir alguns dos edifícios mais emblemáticos do Brasil.

Museu de Arte Contemporânea (MAC). Imagem © Paulinho Muniz

Possivelmente o mais influente arquiteto da história do Brasil e um dos grandes nomes do movimento modernista mundial, Niemeyer deixou ao mundo mais de quinhentas obras espalhadas pelas Américas, África e Europa. Suas obras de traços marcantes atraem a atenção e acabam se transformando em atrações turísticas. Cariocas e turistas que andam pelas ruas do Rio e Niterói, na área metropolitana da cidade, passam por exemplos desse legado diariamente. Alguns trabalhos da exposição incluem o Sambódromo, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Casa das Canoas.

Portela. Imagem © Cezar Loureiro, Riotur

O Sambódromo, inaugurado em 1984, é o palco dos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e também serviu de palco para as celebrações dos Jogos Olímpicos de 2016. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um símbolo da cidade de Niterói, a 13 quilômetros do Rio de Janeiro. A forma desenhada por Niemeyer tornou-se um marco arquitetônico e faz deste um dos museus mais emblemáticos do mundo. A Casa das Canoas, por sua vez, projetada por Oscar Niemeyer em 1951 para servir como sua própria residência, é considerada um dos exemplos mais significativos da arquitetura moderna brasileira e é notoriamente reconhecida pela história e pelos especialistas em crítica de arte como uma síntese precisa da arquitetura moderna.

A exposição na Barra da Tijuca permanece aberta até o dia 31 de janeiro. 

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Obra de Oscar Niemeyer é exibida nas ruas do Rio de Janeiro" [Oscar Niemeyer to be Featured on the Streets of Rio] 09 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909107/obra-de-oscar-niemeyer-e-exibida-nas-ruas-do-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.