O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. classicos
  4. Outro
  5. Oscar Niemeyer
  6. 1954
  7. Clássicos da Arquitetura: Casa das Canoas / Oscar Niemeyer

Clássicos da Arquitetura: Casa das Canoas / Oscar Niemeyer

Clássicos da Arquitetura: Casa das Canoas / Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Casa das Canoas / Oscar Niemeyer, © SkyscraperCity
© SkyscraperCity

A Casa das Canoas, projetada pelo e para o próprio arquiteto Oscar Niemeyer entre 1950 e 1954, é sem sombra de dúvidas uma das obras mestras da arquitetura residencial moderna, ao lado das famosas Ville Savoye (1929) de Le Corbusier, Falling Water House (1935-37) de Frank Lloyd Wright, Glass House (1945-49) de Philip Johnson e Farnsworth House (1945-51) de Mies van der Rohe. Em Canoas, Niemeyer sintetiza seus ideais de forma já experimentados desde o Pavilhão Brasileiro para a Expo Nova Iorque de 1939 e no conjunto da Pampulha (1940-44) e que seriam implementados, pouco tempo depois, no Edifício Copan (1951-66) e no conjunto do Parque do Ibirapuera (1951-54).

© flickr Frank van Leersum

A coberta, uma sinuosa laje plana, é mais uma vez o que define o projeto. Porém, aqui, a natureza cria um rico contraste em harmonia com o construido. A casa insere -se e destaca-se na paisagem, ao mesmo tempo que a natureza é enfatizada por ela. Essa inserção é enfatizada pela presença de uma grande rocha incrustada à casa. Todo o projeto gira em torno e parece surgir dela. Para quem está dentro, essa rocha parece atravessar as paredes e janelas, formando parte íntegra do ambiente. Pela área externa, a rocha parece brotar do interior da casa e deslizar suavemente pela piscina.

Croquis

Mais que um condicionante do projeto, Niemeyer utiliza a natureza como um elemento configurador de projeto, assim como a laje, a piscina, os esbeltos pilares tubulares e as transparentes esquadrias de caixilhos negros.

© SkyscraperCity

Niemeyer novamente faz uso do artifício de enterrar ambientes. Na Casa de Canoas, o nível de chegada, protegido pela sinuosa coberta, é formado pelos ambientes sociais -salas de estar e jantar-, cozinha e lavabo, em um espaço aberto, sombreado e transparente. Já a área íntima da casa situa-se completamente do nível inferior, acessado por uma escada que também surge lateralmente àquela rocha.

© flickr Ana María León

No entanto, esse nivel, mais que enterrado, é mais uma estratégia projetual que dota o terreno descendente de caráter projetual. Os ambientes íntimos, assim como o nivel principal, também usufrui das visuais permitidas e, sobretudo, da luz natural, controlada através de singulares esquadrias e aberturas.

© flickr Frank van Leersum

A Casa das Canoas repousa, assim, sobre um amplo platô, imperceptível como tal, criando patios externos planos e protegidos por discretos gradis, sob o qual está os ambientes específicos de uma casa. Esta mesma solução -uma laje plana ortogonal que se faz de piso, sobre a qual surge uma coberta sinuosa e marcante-, será determinante, alguns anos depois, para o projeto do Congresso Nacional em Brasília.

© flickr Frank van Leersum

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Oscar Niemeyer
  • Ano: 1954
  • Endereço: Estrada das Canoas, São Conrado Rio de Janeiro Brasil
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Oscar Niemeyer
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Casa das Canoas / Oscar Niemeyer" 15 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/14512/classicos-da-arquitetura-casa-das-canoas-oscar-niemeyer> ISSN 0719-8906