Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Plataforma online mostra a cronologia do urbanismo no Brasil e no mundo a partir do século XIX

Plataforma online mostra a cronologia do urbanismo no Brasil e no mundo a partir do século XIX

Desenvolvida por pesquisadores das universidades ferais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bahia (UFBA), Cronologia do Pensamento Urbanístico é uma plataforma online ativa desde 2003 que reúne eventos históricos, projetos, fatos relevantes e publicações relacionadas à história do urbanismo no Brasil e no mundo.

Com aproximadamente 8 mil acessos mensais, cerca de 95 mil ao ano, a plataforma foi originalmente concebida como uma ferramenta pedagógica voltada para a formação de estudantes e pesquisadores, contudo, sua difusão e a profundidade com que aborda e conecta os temas fez com que se tornasse um dispositivo mais amplo de sistematização e divulgação de informações sobre o urbanismo.

Em entrevista ao Nexo, Paola Berenstein Jacques, coordenadora da equipe da UFBA, disse: “A pesquisa completou quinze anos de desenvolvimento contínuo. Nosso foco principal é a formação de jovens pesquisadores (iniciação científica, mestrado e doutorado) no campo da história das cidades e do urbanismo, e nosso principal produto de divulgação é o site. Estamos na quinta versão desta plataforma digital que tem se convertido, cada vez mais, em importante fonte de informações sobre o campo do urbanismo no Brasil e no exterior.”

A navegação na plataforma pode se dar de duas maneiras; pelas "nebulosas de pensamento" que aparecem na página inicial do website, ou através de linhas do tempo. No primeiro caso, pontos de variadas cores (azuis para projetos, amarelos para publicações, os vermelhos para eventos e os verdes para fatos relevantes) são conectados por linhas, gerando geometrias que lembram constelações e que correlacionam determinados temas.

Por exemplo, o ponto vermelho que representa a quarta edição do CIAM, que aconteceu em 1933 em Atenas, está diretamente conectado aos pontos azuis que simbolizam os projetos de Chandigarh, de Le Corbusier, e do Ministério de Educação e Saúde, de Lucio Costa e equipe. Ou, ainda, a fundação do IAUS em Nova Iorque, representada por um ponto verde, está ligada ao lançamento do livro Collage City, de Colin Rowe e Fred Koetter, e à publicação da primeira edição da revista Oppositions, ambos representados por pontos laranjas. 

A segunda forma de navegar é cronológica e apresenta os acontecimentos urbanísticos mais relevantes do Brasil - subdividido em regiões - e demais continentes por décadas e séculos, reunidos em linhas do tempo que são acessadas quando o usuário clica em algum dos seis quadrados com datas que aparecem na página inicial do portal.

Todos os projeto, eventos e dados reunidos na plataforma estão, de algum modo, conectados com outros projetos, textos e fontes externas, criando uma espécie de ponto nervoso na rede de informações online sobre urbanismo.

Acesse o portal Cronologia do Pensamento Urbanístico e navegue pelas "nebulosas do pensamento urbanístico" do Brasil e do mundo.

Fonte: Cronologia do Pensamento Urbanístico e Nexo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Plataforma online mostra a cronologia do urbanismo no Brasil e no mundo a partir do século XIX" 08 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909028/plataforma-online-mostra-a-cronologia-do-urbanismo-no-brasil-e-no-mundo-a-partir-do-seculo-xix> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.