Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020

Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020

Através daCorporación para el Desarrollo de Santiago (CORDESAN) e com o apoio do Colegio de Arquitectos (CA) e a Asociación de Oficinas de Arquitectos (AOA), o Município de Santiago (Chile) anunciou os projetos premiados do remodelação dos passeios pedestres Ahumada-Puente, Huérfanos e Estado-21 de Mayo no centro da capital chilena.

A iniciativa marca o 40º aniversário da transformação da Rua Ahumada em um calçadão para pedestres, uma artéria pela qual mais de dois milhões de pessoas circulam diariamente e que liga a Plaza de Armas de Santiago com a chamada Alameda, o principal eixo rodoviário a oeste - Leste da capital chilena.

"É preciso dar uma nova imagem aos percursos pedonais, eixos de atuação de muitos moradores que trabalham e circulam em torno deles, dando sua característica principal ao Santiago Centro", explicou Felipe Alessandri, prefeito de Santiago e presidente do concurso, em as bases do concurso.

Primeiro Lugar / PLAN Arquitectos

Primer Lugar. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago
Primer Lugar. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Autores: Rodrigo Cáceres, Alejandro Vargas, Álvaro González, Christian Yutronic
Colaboradores:
Carolina Vargas, Alvaro Barrios, Renato Leyton, Emir Gómez

Declaração do Júri: É uma proposta urbana de grande simplicidade em que a espacialidade da caminhada é claramente percebida por um elemento de computador consistindo de uma faixa longitudinal que se manifesta como um sistema em vez de um único elemento. O projeto também é baseado em uma proposta limpa, sóbria e ordenada, cooperando com a fácil manutenção, dando-lhe sustentabilidade e durabilidade. serviços de fita em torno do qual a proposta é construída, permite que diferentes ritmos e velocidades de utilizadores, diferenciando ao lado das janelas do movimento rápida e maciça de pessoas que trabalham na circulação local. É o projeto que melhor atende a configuração e organização da plataforma pública, com mobiliário adequado e iluminação eficiente deve ser reforçada na versão final para satisfazer os padrões de cobertura [...] Sugere-se a aumentar com mais de plantação de árvores, a dimensão sustentabilidade urbana com a entrega de uma contribuição biótica, climática e de biodiversidade. Considerou-se importante ressaltar o uso da pedra nos pavimentos como um material nobre em que o desgaste dá valor ao longo do tempo. O projeto será uma mudança com um padrão público mais exigente, dando à autoridade um passo à frente na qualidade e materialidade na realização deste projeto. O projeto foi considerado pelo Júri como uma visão contemporânea e ao mesmo tempo com um sentido inovador do futuro.

Primer Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago
Primer Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Segundo Lugar

Segundo Lugar. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago
Segundo Lugar. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Autores: Leonardo Quinteros, Nicolás Norero, Tomás Villalón
Colaboradores:
Gabriela García de Cortázar, Cristián Espinoza, Javier González, Francisco Valdés, José Meza

Declaração do Júri: O projeto que ganha o segundo lugar com voto majoritário do Júri, distingue-se pelo seu desenho fino e bem elaborado, incorporando uma materialidade das pedras locais que reconstituem o traçado original do centro de Santiago. A proposta também considera uma visão preocupada com a história da cidade, com uma vontade clara de narrar o design e sua materialidade. Também foi levado em conta o bom desenvolvimento do projeto e a clareza nas circulações, ativando os diferentes tempos na rota de acordo com o tipo de usuário. Uma recomendação do Júri é considerar a aquisição do mobiliário urbano que não está claramente incorporado ao projeto. Em resumo, é um projeto que está entre os melhores, com uma clara responsabilidade de destacar a importância de Santiago, a capital do país. O uso da pedra como material de grande nobreza foi valorizado neste projeto.

Segundo Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago
Segundo Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Terceiro Lugar / MCR + JAG

Tercer Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago
Tercer Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

Autores: Miguel Casassus, Jean Araya
Colaboradores: Luis Pérez, Antonio Henríquez, Sebastián Gutiérrez

Declaração do Júri: O Júri por maioria de votos, valorizou neste projeto a clara consideração dos diferentes tráfegos e velocidades de uso do percurso, através de uma diferenciação dos fluxos dos usuários. Os fluxos massivos são estruturados, acolhendo-os no desenho do Paseo em todo o seu comprimento. Considerou-se que o mobiliário urbano proposto era escasso e com pouco desenvolvimento em geral, mas com uma história boa e coerente. Sua execução pode ser, claro, de um alto custo.

Tercer Lugar / Lámina 02. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago
Tercer Lugar / Lámina 02. Image Cortesía de Municipalidad de Santiago

O júri foi integrado por Felipe Alessandri (Presidente do Júri); Emilio de la Cerda, subsecretário do Ministério das Culturas, Artes e Patrimônio; Marcela Pizzi, ex-reitora da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Chile; Miguel Saavedra, Diretor de Obras do I. Município de Santiago; Rodrigo Mekis, presidente CORDESAN; Humberto Eliash, presidente do Colégio de Arquitetos; Ignacio Hernández, presidente da Associação de Escritórios de Arquitetos (AOA); Juan Sabbagh, Prêmio Nacional de Arquitetura de 2002; Juan Lund, representante do Colégio de Arquitetos; Sebastián Gray, ex-presidente do Colégio de Arquitetos; Sergio Baerswyl, presidente do Consejo de Desarrollo Urbano e representante dos concorrentes; e Yves Besançon, diretor do concurso e representante da AOA.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipo Editorial. "Vencedores do concurso para remodelação dos passeios pedonais de Santiago em 2020" [Estos son los ganadores de la remodelación de los paseos peatonales de Santiago en 2020] 06 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908939/vencedores-do-concurso-para-remodelacao-dos-passeios-pedonais-de-santiago-em-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.