Guia Global de Desenho de Ruas: O livro que todo estudante, arquiteto e urbanista deveria ler

O espaço público urbano entre dois maciços arquitetônicos é intitulado como rua. Por ela criamos uma relação entre veículos motorizados, não motorizados e pedestres. No relacionamento entre pedestres e veículos, o espaço público carece de uma série de sistemas à garantia da permanência, além de infraestrutura e segurança. Posto isso, o correto desenho de vias e entorno imediato público torna-se imprescindível. Indo além do que os olhos veem, redes de água, gás, eletricidade, telecomunicação, etc., são dispostas sob nossos pés sem que percebamos.

Ainda assim, mesmo diante da grandeza na quantidade de elementos necessários e presentes no desenho de uma rua, ainda estamos frequentemente acostumados a entendê-la como um espaço sempre igual. Mas não! Cada caso apresenta suas peculiaridades e enquanto estudante ou profissional do urbanismo, somos responsáveis pelo correto desenho destas.

Organizado pela editora Senac, o Guia Global de Desenho de Ruas é tipo de livro que todo estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e principalmente, profissionais já graduados, deveria realizar sua leitura. Visando uma leitura centrada na reflexão da rua como espaço social, este guia evoca uma reflexão acerca de uma série de conceitos e discussões sobre o projeto de ruas elucidando estudos de caso práticos a partir de cidades de todo o mundo.

Entre as temáticas abordadas destaca-se a segurança do espaço público, infraestrutura, contexto histórico, sustentabilidade e o dinamismo e usabilidade urbana. Vale destacar que a publicação nacional preserva “os elementos gráficos e as imagens da publicação original americana, razão pela qual, por exemplo, a sinalização horizontal é mantida nos padrões da versão original, e não foi adaptada às normas brasileiras” [1].

Notas:
[1] Editora Senac.

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Guia Global de Desenho de Ruas: O livro que todo estudante, arquiteto e urbanista deveria ler" 01 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908821/guia-global-de-desenho-de-ruas-o-livro-que-todo-estudante-arquiteto-e-urbanista-deveria-ler> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.