Dupla de arranha-céus projetada por Zaha Hadid Architects em Londres recebe aprovação

O projeto de Zaha Hadid Architects para a Vauxhall Cross Island Towers acaba de ser aprovado pela prefeitura da cidade de Londres. As duas torres receberam luz verde para o início das obras, o par de arranha-céus será implantado junto à Estação Vauxhall, um terminal intermodal em pleno centro da capital britânica. O projeto que havia sido revelado publicamente há praticamente um ano (19 de janeiro de 2018), será o primeiro projeto no Reino Unido desenvolvido para um cliente privado pelo escritório dirigido por Patrik Schumacher.

Dupla de arranha-céus projetada por Zaha Hadid Architects em Londres recebe aprovação - Mais Imagens+ 3

© Slashcube

Fazendo parte de um enorme complexo de uso misto, as torres irmãs despontarão no céu de Londres erguendo-sesobre seus 42 e 53 pavimentos junto às margens do rio Tâmisa, combinando uma variedade de usos programáticos, incluindo hotéis, escritórios, comércio, serviços e habitação. Os arquitetos sugerem que o pódio concebido no nível da rua se transformará em novo espaço público de encontro e convívio, conectando ainda a estrutura dos dois edifícios. O projeto foi muito elogiado pelo conselho de aprovação, "... um projeto de alta qualidade arquitetônica que procura responder diretamente ao contexto onde está inserido".

© Slashcube

Apesar disso, o projeto não é uma unanimidade no contexto político da capital. A estrutura projetada por Schumacher e sua equipe deverá ser construída onde atualmente há uma estação de ônibus projetada pela Arup; a maioria dos críticos  defende a ideia de que o projeto fará deste já congestionado anel viário da cidade, um lugar ainda mais caótico. O diretor do escritório e responsável pelo projeto, Jim Heverin, respondeu a essas alegações afirmando ao Architects’ Journal ainda em janeiro do ano passado: “Quando recebemos a proposta para trabalhar em Vauxhaal, era bastante óbvio que iriamos verticalizar”, disse ele. “Evoluímos a partir desta ideia inicial para então criar um novo espaço público para a região. Nosso projeto ocupa uma área menor no nível do térreo, mas por outro lado é muito maior em área total. Estamos trabalhando para densificar ainda mais esta área. Este é um objetivo nosso e de nosso cliente, o qual se encaixa perfeitamente no marsterplan analisado e aprovado pela companhia de Transportes de Londres.”

© Slashcube

Diferentes grupos de ativistas locais também se declararam contrários à campanha de viabilização do projeto, sugerindo que a altura das torres, com seus 185 metros de altura, transformará o rio Tâmisa em um "Canyon" urbano. A secretaria de planejamento urbano observou de fato que, as torres ultrapassam o limite de altura pré-estabelecido de 150 metros, entretanto, deram parecer favorável considerando que o projeto irá beneficiar à todos, oferecendo moradias acessíveis e espaços públicos para a cidade de Londres e seus cidadãos.

Mais detalhes sobre o projeto deverão ser anunciados já no início do próximo ano.

Via Zaha Hadid Architects. 

© Slashcube

Zaha Hadid Architects Unveil Mixed-Use Public Square Scheme for Vauxhall Cross Island in London

Zaha Hadid Architects has unveiled the design of a new mixed-use development to be located on the Vauxhall Cross Island site adjacent to Vauxhall Station in London. Aiming toward becoming a new public square for the neighborhood, the complex will consist of two towers connected by a street level podium, offering a variety of programmatic uses including a hotel, offices, residences, retail and public amenities.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Dupla de arranha-céus projetada por Zaha Hadid Architects em Londres recebe aprovação" [Zaha Hadid Architects’ London Skyscraper Duo Gets the Greenlight] 29 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908403/dupla-de-arranha-ceus-projetada-por-zaha-hadid-architects-em-londres-recebe-aprovacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.