Carmela Rocha e Marko Brajovic projetam instalação que celebra os 50 anos do voo do avião Bandeirante

O Instituto Embraer, em parceria com o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, inaugurou no início deste mês a instalação artística “O primeiro sopro”, que celebra tanto a história dos 50 anos do primeiro voo do avião bimotor Bandeirante quanto da criação da própria Embraer, que completará cinco décadas de existência em 2019.

Desenhada por Carmela Rocha e Marko Brajovic, responsáveis pela cenografia de importantes exposições no Brasil e no exterior, a obra estará exposta até fevereiro na área de check-in do Terminal 3 do aeroporto. Cerca de 100 mil pessoas circulam pelo espaço diariamente.

Com quatro metros de altura e quase cinco metros de largura, a instalação conta de maneira lúdica a inserção do Brasil em uma posição de destaque no contexto da indústria aeronáutica global, por meio da criação da Embraer. Segundo Rosana Aguiar, Diretora Superintendente do Instituto Embraer, o objetivo é celebrar um dos marcos mais relevantes d a história da aviação no Brasil.

© Divulgação Embraer

Os designers materializaram a mensagem em uma escultura de alumínio que recria três flores dente-de-leão a partir de 480 maquetes brancas do Bandeirante. “O voo inaugural do Bandeirante foi o primeiro sopro dado para que a indústria aeronáutica brasileira se proliferasse pelo mundo, assim como um dente-de-leão espalha suas sementes pelo ar. Por isso a escolha dessa flor, que desperta memórias afetivas da infância relacionados ao sopro de um dente-de-leão”, explica Brajovic. 

© Divulgação Embraer

Carmela acrescenta que a obra tem como objetivo transmitir a coragem e a fé que moveram os profissionais responsáveis pela fabricação do Bandeirante e o voo em 1968. “Queremos tocar o público a partir da coragem e fé daqueles que materializaram no ar o sonho de toda uma nação”, comenta Carmela.

© Divulgação Embraer

Via Atelier Marko Brajovic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Carmela Rocha e Marko Brajovic projetam instalação que celebra os 50 anos do voo do avião Bandeirante" 25 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908344/carmela-rocha-e-marko-brajovic-projetam-instalacao-que-celebra-os-50-anos-do-voo-do-aviao-bandeirante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.