Francis Kéré projeta pavilhão de madeira para o Tippet Rise Art Center

O arquiteto Burquinense Diébédo Francis Kéré, está desenvolvendo um projeto para um pavilhão de madeira junto ao Tippet Rise Art Center, em Montana, Estados Unidos. Chamada de Naaba Belem Goumma, o projeto será implantado nas montanhas de Beartooth, permitindo que os visitantes possam experimentar uma espécie de "chuva de luz" à medida que os raios de sol permeiam a estrutura da cobertura feita de trocos de madeiras locais reaproveitadas. Simultaneamente, a Tippet Rise Fund em conjunto com a Fundação Sidney E. Frank firmou uma parceria com Kéré para dar suporte a mais um de seus projetos humanitários, a construção de uma escola pública ambientalmente sustentável em Burkina Faso.

Tippet Rise Gathering Pavilion. Imagem Cortesia de Kéré Architecture

O pavilhão de madeira de 175 metros quadrados foi concebido como uma reinterpretação do Serpentine Pavilion projetado por Kéré no ano passado. O projeto está sendo desenvolvido em colaboração com a arquiteta local Laura Viklund, responsável pela Gunnstock Timber Frames. A estrutura leve e permeável foi idealizada como um espaço para a leitura, performances musicais e artísticas entre outros programas variados. O pavilhão será um espaço de uso comum e convívio entre uma paisagem de álamos e choupos, duas espécies nativas do local.

Tippet Rise Gathering Pavilion. Imagem Cortesia de Kéré Architecture

Os artistas e filantropos Peter e Cathy Halstead fundaram o Tippet Rise Center em 2016. Cathy Halstead diz que, "a arquitetura de Kéré é de uma beleza e sensibilidade estonteante, seus projetos criativos e ambientalmente sustentáveis tem a cara do Tippet Rise. A sua história de vida e seu comprometimento com a comunidade de sua cidade natal é ao mesmo tempo comovente e convincente. Isso nos levou a conceber esta parceria, uma espécie de colaboração que transcende fronteiras, criando uma forte conexão entre o Tippet Rise e a terra natal de Kéré, Burkina Faso".

Como Kéré afirma, "os troncos da cobertura são instalados em feixes circulares presos à uma estrutura modular hexagonal de aço, a qual se apoia em sete pilares metálicos revestidos em madeira. Inspirada nas estruturas sagradas desenvolvidas pelos povos Dogon, no Mali, a superfície da cobertura será esculpida para criar uma espécie de topografia que combina rigidez e leveza."

O pavilhão deverá ser inaugurado em meados de 2019.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Francis Kéré projeta pavilhão de madeira para o Tippet Rise Art Center" [Francis Kéré Designs a Wooden Art Pavilion for Tippet Rise] 24 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908025/francis-kere-projeta-pavilhao-de-madeira-para-o-tippet-rise-art-center> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.