Arquitetos consagrados propõem mobiliários urbanos para a Avenida Paulista

Paulo Mendes, Nadezhda Rocha e outros três escritórios de arquitetura (FGMF, Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados e Nitsche Arquitetos) são concorrentes do Festival de Ideias Paulista Para Todos, iniciativa do Esquina.net.br, , e do escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, sediado na Paulista.. Cada um deles desenvolveu de maneira livre uma proposta de mobiliário urbano para a Avenida Paulista. As ideias serão submetidas a um trio de jurados composto pelos arquitetos e urbanistas Carlos Leite e Sol Camacho e por Renato Schermann Ximenes de Melo, sócio do Mattos Filho. O anúncio do vencedor será feito no dia 05 de dezembro.

Concurso Paulista para Todos - Proposta de FGMF. Image Cortesia de Esquina

No dia 29/11, o Esquina promoveu o debate Paulista Para Todos, discutindo o presente e o futuro da avenida. Participaram como debatedores os profissionais que concorrem no Festival de Ideias bem como o presidente da SP Urbanismo José Armênio de Brito Cruz. Foi distribuído um mapa ilustrado da avenida feito especialmente para a ocasião.

Concurso Paulista para Todos - Proposta de Nitsche Arquitetos. Image Cortesia de Esquina

Sobre as duplas concorrentes:

FGMF
Autor do projeto da Japan House em parceria com o arquiteto japonês Kengo Kuma, inaugurada na Paulista em maio de 2017. Foi fundado em 1999 por três colegas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz.
+
Erê Lab
Empresa de criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar

Arquitetos consagrados propõem mobiliários urbanos para a Avenida Paulista - Mais Imagens+ 40

Confira a apresentação da proposta:

Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Autores do projeto do Sesc Paulista, inaugurado em abril deste ano, é um dos escritórios mais tradicionais do país, na ativa desde 1971 com mais de 700 projetos desenvolvidos, especialmente de uso comercial. É liderado pelos sócios Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi.
+
Mauricio Alito
Sócio Diretor na EKF Arquitetura de Exteriores, empresa de designers de multi escalas, funções e ambientes, é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde atua como pesquisador, especializado em paisagismo.

Arquitetos consagrados propõem mobiliários urbanos para a Avenida Paulista - Mais Imagens+ 40

Confira a apresentação da proposta:

Nitsche Arquitetos
Escritório fundado e liderado pelos irmãos Lua, Pedro e João, filhos do artista plástico Marcello Nitsche (1942-2017). Atuam em projetos de arquitetura, comunicação visual e arte. Lua e Pedro são arquitetos formados pela USP e João é graduado em Artes Plásticas pela FAAP.
+
Petro Fontes
Empresa voltada à criação e produção de fontes interativas, luminosas, portáteis, cascatas, espelhos d’água, ornamentais e chafarizes. Única integrante brasileira da Association of Pool & Spa Professionals (APSP).

Arquitetos consagrados propõem mobiliários urbanos para a Avenida Paulista - Mais Imagens+ 40

Confira a apresentação da proposta:

Paulo Mendes da Rocha
Maior arquiteto brasileiro vivo, é vencedor do Prêmio Pritzker (2006), considerado o Nobel da Arquitetura, do Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016) e do Prêmio Imperial do Japão (2016), entre outros.
+
Nadezhda Rocha
Filha do arquiteto, é arquiteta e designer especializada no desenvolvimento gráfico e de produto. Atuou no escritório MMBB e é fundadora do Garupa Estúdio, mais recentemente dedicando-se a trabalhos autorais.

Arquitetos consagrados propõem mobiliários urbanos para a Avenida Paulista - Mais Imagens+ 40

Confira a apresentação da proposta:

Sobre os jurados:

Carlos Leite
Urbanista, PhD, professor na FAU Mackenzie, diretor de Stuchi & Leite Projetos e Consultoria e ex-diretor da São Paulo Urbanismo.

Sol Camacho
Curadora do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano e diretora do Instituto Lina Bo Bardi/Casa de Vidro, é graduada pela Universidad Iberoamericana, do México, e mestre em Urban Design pela Harvard University.

Renato Schermann Ximenes de Melo
Sócio do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados.

Debate Paulista Para Todos

No dia 29/11, foi realizado um debate sobre o presente e o futuro da Avenida Paulista com a participação das equipes concorrentes do Festival de Ideias e também do presidente da SP Urbanismo, José Armênio de Brito Cruz. O vídeo pode ser acessado neste aqui.

Mapa ilustrado Paulista Para Todos

Para apresentar os diversos centros culturais localizados na avenida e as informações sobre o funcionamento de cada um deles, produzimos um mapa em que se destacam os principais endereços, inclusive o do escritório Mattos Filho. O mapa se dobra de maneira única, utilizando cores especiais sobre o traço do ilustrador Gil Tokio, com projeto gráfico do estúdio Claraboia. O mapa será distribuído no debate e nos passeios do projeto Paulista Para Todos, bem como distribuído nos centros culturais, hotéis e restaurantes da região.

Sobre a Esquina
O Esquina.net.br é a principal plataforma sobre cidades do Brasil, com site em parceria com o Estadão e uma ampla programação de eventos e conteúdo multimídia. Mais de 30 mil pessoas acompanham nossas atividades, entre acadêmicos e profissionais do mercado e do setor público. Promovemos o encontro e o diálogo entre diferentes perfis como forma de contribuir para a melhoria das nossas cidades.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Arquitetos consagrados propõem mobiliários urbanos para a Avenida Paulista" 05 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907064/arquitetos-consagrados-propoem-mobiliarios-urbanos-para-a-avenida-paulista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.