Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Cortina desenvolvida pelo ecoLogicStudio utiliza CO2 para produzir bioplástico

Cortina desenvolvida pelo ecoLogicStudio utiliza CO2 para produzir bioplástico

Cortina desenvolvida pelo ecoLogicStudio utiliza CO2 para produzir bioplástico
Cortina desenvolvida pelo ecoLogicStudio utiliza CO2 para produzir bioplástico, © NAARO
© NAARO

O escritório de arquitetura e urbanismo com sede em Londres, ecoLogicStudio, acaba de inaugurar uma instalação em forma de “cortina urbana”, uma estrutura para filtrar o ar e atenuar os impactos do efeito estufa. Chamada de “Photo.Synth.Etica”, a estrutura foi desenvolvida em colaboração com a Climate-KIC, uma das principais iniciativas lançadas pela União Europeia para melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades e minimizar os efeitos do aquecimento global.

A primeira versão da Photo.Synth.Etica, atualmente em operação no Castelo de Dublin, na Irlanda, é capaz de fixar e armazenar até um quilo de CO2 por dia, algo equivalente à capacidade de fixação de CO2 de pelo menos vinte árvores de grande porte.

© NAARO © NAARO © NAARO © NAARO + 9

© NAARO
© NAARO

O protótipo é composto por 16 módulos medindo 2 x 7 metros cada, os quais encontram-se instalados nas fachadas do primeiro e segundo pavimento do histórico edifício em Dublin - que foi recentemente apresentado em nosso guia de arquitetura da cidade. Cada módulo funciona como um "fotobiorreator": “um compartimento de bioplástico projetado e desenvolvido sob medida para alimentar culturas de microalgas durante o dia, as quais produzem uma espécie de brilho durante à noite.”

© NAARO
© NAARO

O processo de filtragem começa com a introdução do ar na parte posterior da cortina, fazendo com que ele circule por dentro deste meio aquoso constituído pelas colônias de microalgas vivas dentro do bioplástico. O gás carbônico e outros gases nocivos são capturados e fixados pelas algas que crescem. Sua biomassa pode ser aproveitada para a produção de bioplástico, que por sua vez é o principal elemento dos próprios fotobiorreatores. O processo culmina com o oxigênio recentemente filtrado que é então liberado do topo de cada módulo da cortina.

© NAARO
© NAARO

A mensagem que desejamos transmitir encontra-se na convergência entre algo que pode ser comercializado para contribuir com a qualidade do ar das nossas cidades.
- Claudia Pasquero e Marco Poletto, Fundadores do ecoLogicStudio

© NAARO
© NAARO

O inovador sistema proposto pelos arquitetos é uma espécie de brise solar que é capaz de filtragem e qualificar a qualidade do ar junto à edifícios existentes ou recém-construídos, assumindo um novo e importante papel para o futuro da arquitetura e cidades inteligentes.

© NAARO
© NAARO

O Photo.Synth.Etica sugere que, na era em que estamos vivendo, ou Antropoceno, nossos projetos de arquitetura devem incorporar, quase que obrigatoriamente, as mais novas tecnologias de modo a estimular nossa sensibilidade coletiva para com as questões latentes do nosso meio ambiente.
- Claudia Pasquero e Marco Poletto, Fundadores do ecoLogicStudio

© NAARO
© NAARO

Via: ecoLogicStudio

Arquiteto: ecoLogicStudio (Claudia Pasquero e Marco Poletto)
Equipe de projeto: Konstantinos Alexopoulos, Nico Aulitzky, Shlok Soni, Robert Staples, Chrysi Vrantsi, Chia Wei Yang
Engenharia estrutural: Manja van de Worp (Nous Engineering, USA)
Bioplástico e instalação: James Woollard (Polythene, UK)
Cultura de microalgas: Dr. Fiona Moejes (Bantry Marine Research Station, Ireland)

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Cortina desenvolvida pelo ecoLogicStudio utiliza CO2 para produzir bioplástico" [ecoLogicStudio's Bio-Digital Curtain Fights Climate Change by Filtering Air and Creating Bioplastic] 20 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905711/cortina-desenvolvida-pelo-ecologicstudio-utiliza-co2-para-produzir-bioplastico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.