Herzog & de Meuron apresenta revisão do projeto para o Museu do Século XX em Berlim

O escritório suíço Herzog & de Meuron divulgou as revisões para o projeto do Museu do Século XX no Fórum Cultural de Berlim. Projetado para abrigar a extensa coleção de arte do século XX da Galeria Nacional, o projeto foi realizado em parceria com os Museus do Estado de Berlim e a Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano. Herzog & de Meuron venceu originalmente o concurso para projetar o museu em 2016 e o projeto revisado apresenta uma fachada que abre o edifício para o exterior.

Herzog & de Meuron apresenta revisão do projeto para o Museu do Século XX em Berlim - Mais Imagens+ 4

Museu do Século XX. Cortesia de Herzog & de Meuron

Em novembro de 2014, o governo alemão decidiu doar 200 milhões de euros para ajudar a financiar o novo edifício. Concebido de modo a respeitar as estruturas adjacentes de Mies van der Rohe e Hans Scharoun, o Museu do Século XX está localizado entre a Neue Nationalgalerie e a Filarmônica de Berlim. Organizado a partir do volume arquetípico de uma casa com uma grande empena, o projeto alude a formas familiares e métodos de construção de celeiros, armazéns e estações ferroviárias.

Museu do Século XX. Cortesia de Herzog & de Meuron
Museu do Século XX. Cortesia de Herzog & de Meuron

O sócio Jacques Herzog declarou que "as muitas reações ao projeto premiado no concurso, tanto de especialistas quanto do público, mostram o quanto este projeto é significativo e serviram como uma força motivadora para o seu desenvolvimento. Nossa ideia de planejamento urbano para o Kulturforum é a de densidade, não de vazio, e organiza uma interação de edifícios colocados em relação precisa entre si e também inicia a interação das instituições culturais estabelecidas nesses edifícios."

Museu do Século XX. Cortesia de Herzog & de Meuron

Obras de importância internacional serão apresentadas juntas - e permanentemente - pela primeira vez: a coleção de arte do século XX da Galeria Nacional, as coleções de Marx e Pietzsch, partes da coleção Marzona ancorada no Museu Staatliche, e obras do Kupferstichkabinett. As obras serão expostas no porão da Neue Nationalgalerie e nas salas de exposições do novo edifício. O programa inclui diferentes áreas de exposição e salas para educação artística, bem como espaço para grupos, uma área de atendimento ao visitante, uma sala de mídia multifuncional e um café.

O projeto atual será exibido em uma pequena exposição no foyer do Kulturforum até novembro de 2018 e a conclusão das obras está prevista para o fim de 2019. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Herzog & de Meuron apresenta revisão do projeto para o Museu do Século XX em Berlim" [Herzog & de Meuron Release Revised Plans for Museum of 20th Century Design in Berlin] 22 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904008/herzog-and-de-meuron-apresenta-revisao-do-projeto-para-o-museu-do-seculo-xx-em-berlim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.