A Voz da Materialidade / Dosa Studio

© Dane Alonso

A Voz da Materialidade / Dosa Studio - Mais Imagens+ 14

No contexto do evento da Galery Weekend que ocorreu do 20 ao 23 de setembro, Dosa Studio apresentou, na galeria joségarcia, mx, uma instalação que representa uma síntese do projeto Residência Palmas, situada em Texcoco, Estado do México.

No coração da colônia Santa María La Ribera, esta instalação conformada por duas paredes que abraçam o espaço afundado na casa que dá espaço à galeria. Trata-se de uma descontextualização dos gestos projetuais que estruturaram a Residência Palmas para conformar um novo espaço que nos transporta àquela casa de mais de 40 anos de idade, que foi transformada para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes por meio da experiência espacial, tecendo sua relação com o contexto.

© Dane Alonso

Esta instalação, chamada A voz da Materialidade, representa, além disso, um esforço em compartilhar, reavaliar e experimentar os processos arquitetônicos e construtivos da prática do escritório. Assim como seu antecedente, trata-se de um espaço em busca constante por luz, feita por meio de elementos que tentam orienta-la e capta-la como se fosse um trabalho artesanal, o que nos faz lembrar que o essencial dos projetos de menor escala é a prática de seguir questionando, reescrevendo e reinventando as bases que guiam as decisões da produção atual para comunicar, por meio de uma linguagem sensorial, as intenções específicas das novas formas de ver e fazer arquitetura.

© Dane Alonso

Entendemos a arquitetura como uma série de experiências multi-sensoriais; trata-se de dar ênfase a elementos que estimulem os sentidos. Fazemos alusão a ressaltar, por meio de elementos arquitetônicos, as texturas, os ruídos, os aromas e o visual. Tentar recriar um espaço multi-sensorial em uma área de 6x4 metros é um simulacro do que se pretende conceber em futuros projetos.
- Dosa Studio

© DOSA Studio

Arquitetos: Dosa Studio
Arquitetos Responsáveis: Raúl Medina, Sergio Sousa.
Colaboradores: Gustavo Guadarrama, Paola Monreal
Galeria: Sabino 276, Santa Maria la Ribera, joségaría ,mx
Ano: 2018
Fotógrafo: Dane Alonso
Patrocínio: Novaceramic

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "A Voz da Materialidade / Dosa Studio" [La Voz de la Materialidad / Dosa Studio] 14 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903736/a-voz-da-materialidade-dosa-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.