Ecosistema Urbano apresenta Febres Cordero, a transformação de uma escola em um espaço de uso misto no Equador

O escritório espanhol Ecosistema Urbano apresentou os detalhes de um dos primeiros espaços em Cuenca (Equador) que emergirão do projeto Cuenca RED: Febres Cordero. Trata-se de um edifício emblemático e histórico que funcionou como uma escola durante décadas e que agora será transformado em um edifício de uso misto que servirá de referência para a sustentabilidade econômica, ambiental e social de Cuenca.

O marco do desenvolvimento do programa ICES (Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em conjunto com a prefeitura de Cuenca, Cuenca RED é um projeto no qual o Ecosistema Urbano tem proposto atividades e programas para criar uma nova rede de espaços públicos reativados no centro histórico da cidade inscrito na Lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1999.

Cortesía de Ecosistema Urbano

"Durante a fase de participação do projeto, ficou claro que o edifício era uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento na área, e as propostas focavam na continuidade da atividade comercial, de desenvolvimento cultural e soluções habitacionais na área", explica o escritório no memorial.

"Após um cuidadoso estudo da história, tipologia e construção do edifício (construído por volta de 1900), a intervenção visa preservar seu valor histórico e, ao mesmo tempo, introduzir novas estruturas para diversificar as possibilidades de uso e adaptá-lo ao contexto urbano em evolução", acrescenta no projeto que contou com a colaboração da Fundação Barranco.

Cortesía de Ecosistema Urbano

"Seguindo o projeto, o edifício ao redor do pátio central será renovado para uso residencial, enquanto um novo terraço público será criado no nível da cobertura. Além disso, um novo edifício será construído em vez de estruturas locais menos valiosas. Este novo edifício permitirá a inclusão de tipologias residenciais que não eram possíveis em espaços existentes (corredores, salões, terraços) capazes de suportar novas atividades públicas. O pátio será conectado à rua através de várias entradas e se tornará uma praça pública".

O projeto final e os sistemas de construção foram realizados sob critérios de sustentabilidade, seguindo os princípios do projeto bioclimático para uma melhor eficiência energética, adoção de materiais locais e técnicas de construção para melhorar a durabilidade, tendo em conta o impacto econômico da construção a nível local.

Cortesía de Ecosistema Urbano
Cortesía de Ecosistema Urbano
Cortesía de Ecosistema Urbano

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Ecosistema Urbano apresenta Febres Cordero, a transformação de uma escola em um espaço de uso misto no Equador" [Ecosistema Urbano presenta Febres Cordero, la reconversión de una escuela en espacio de uso mixto en Ecuador] 14 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903569/ecosistema-urbano-apresenta-febres-cordero-a-transformacao-de-uma-escola-em-um-espaco-de-uso-misto-no-equador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.