Dérive LAB constrói uma estrutura efêmera para observar a cidade

© Rodrigo Tijerina

Dérive LAB constrói uma estrutura efêmera para observar a cidade - Mais Imagens+ 19

Dérive LAB é um laboratório multidisciplinar localizado em Santiago de Querétaro, México, que procura explorar, compreender e inspirar outras (novas) formas de viver e pensar sobre a vida na cidade. Através da pesquisa, projeto e ação, eles se concentraram no desenvolvimento de projetos de arte, arquitetura, design urbano e outras disciplinas que impactam em três escalas específicas: vida pública, ambiente construído e objetos do cotidiano.

© Oswaldo García

Com estes princípios em mente, projetaram uma estrutura de 39 m² intitulada "Monumento", que procura servir como uma torre de observação efêmera no centro de Querétaro, criada como uma celebração para o aniversário de 487 anos da cidade pela LAB. A intervenção consistiu em uma torre de 12 metros de altura, coberta com pano branco, que foi erguida na Plaza Fundadores como um marco geográfico; No interior, um túnel vertical rosa serviu como um marcador geográfico que representa a cidade, sua localização e território.

© Oswaldo García

Usando a ideia do monumento, o objeto içado não era um mero elemento físico e fora de contexto no centro da área do monumento, mas também era um objeto interativo para o visitante. Subir as escadas da torre de observação proporcionou a moradores e visitantes uma posição privilegiada sobre a vista panorâmica da cidade, a partir da qual se podia observar o centro e a periferia de Querétaro. Monumento, uma força centrípeta e centrífuga, nos apresentou a cidade velha e a nova cidade, a herança que herdamos e a herança que estamos criando. Um monumento ao passado e ao futuro da cidade que criamos todos os dias, a cidade em que vivemos diariamente e na qual, sem saber, somos testemunhas da história.
- dérive LAB

© Oswaldo García

Créditos

Nome do Projeto: MONUMENTO
Escritório: dérive LAB
Arquitetos responsáveis: Jesús Ocampo, Carolina Martínez
Outros participantes / colaboradores:  Ximena Ocampo, Francisco Paillie e Jesús Méndez de dérive LAB
Voluntários: Eber Granados, Vani Monjaraz, Paola Gutiérrez, Arantza PerusquíaMauricio Monter, Begoña Soto, Ana Isabel Vázquez
Revisão Estrutural: José de Jesús Castañeda
Fundación Multitud
Secretaría de Turismo del Municipio de Querétaro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Dérive LAB constrói uma estrutura efêmera para observar a cidade" [Dérive LAB construye una estructura efímera para observar la ciudad] 07 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903404/derive-lab-constroi-uma-estrutura-efemera-para-observar-a-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.