Maquetes de detalhes construtivos: exemplos de representação e utilidade

Não é fácil encontrar materiais sobre a importância de maquetes construtivas. Elas servem para analisar e comunicar a organização dos elementos materiais que, por sua vez, abordam com um processo particular; não só permitindo estabelecer lógicas, detectar e modificar certos aspectos-chave do projeto, mas também abordar os procedimentos de execução inerentes à construção no local.

Juntamente com representações planas, o desenvolvimento dos detalhes construtivos é geralmente relegado aos últimos estágios do processo projetual. É então que identificamos que corresponde a um estágio relevante para alcançar um desenvolvimento operacional conveniente.

Na busca de abordar a representação e utilidade das maquetes construtivas, convidamos você a revisar uma série de exemplos diferentes:

01. Processos construtivos de estruturas

Em alguns tipos de projetos, as maquetes construtivas são fundamentais para tornar os projetos reais, como no caso das maquetes estruturais de bambu, onde o material tem suas particularidades e devem acomodar essas características.

Casa Convento / Enrique Mora Alvarado. Image via Enrique Mora Alvarado

Em outros casos, maquetes em escala tornaram possível entender a importância do projeto das estruturas auxiliares nas sequências construtivas.

© Jakob Breidablik, Panuela Aasted, Ane Norderhus, Christian Graugaard

Nesse sentido, também encontramos no trabalho de Antonio Gaudí e Richard Buckminster Fuller maquetes que abordam diretamente a lógica construtiva, onde tanto o desenvolvimento dos sistemas de construção estrutural quanto o equilíbrio estrutural são verificados.

Reprodução fac-símile do modelo polifunular de Colonia Güell. Image via Wikipedia user: SecondNews licensed under CC BY-SA 3.0
via Flickr user ©POET ARCHITECTURE Licensed Under Public Domain Mark 1.0. Image

02. Detalhes de Encontros

No projeto arquitetônico, são frequentes as maquetes que mostram um claro entendimento e identificação das situações a serem resolvidas.

Ensambles de madera en la arquitectura japonesa tradicional. Image Cortesía de Torashichi Sumiyoshi y Gengo Matsui
Estructuras de Madera: Sala de Tiro y Club de Boxeo / FT Architects. Image © Shigeo Ogawa

Entre alguns exemplos, encontramos modelos de montagens de madeira na arquitetura tradicional japonesa ou modelos que permitem abordar o aparelhamento de tijolos ou alvenaria, permitindo visualizar suas particularidades e variações.

Estudiantes construyen muros de ladrillo en disposición algorítmica. Image Cortesía de Valeska Cirano

Maquetes de detalhes construtivos: exemplos de representação e utilidade - Mais Imagens+ 15

03. Funcionamento de Mecanismos

Uma utilidade possível é o desenvolvimento de modelos que permitam enfocar tanto o desenvolvimento de mecanismos quanto a compreensão do sistema estrutural. A Casa RDP de Daniel Moreno Flores e Sebastian Calero é um exemplo disso.

Da mesma forma, parece produtivo usar maquetes para analisar estruturas de variáveis na arquitetura, reconhecendo a totalidade do comportamento.

Este sistema estructural de cilindros neumáticos y policarbonato puede reconfigurarse a partir de la Tensegridad. Image Cortesía de Kuan-Ting Lai

04. Revestimentos de Materiais

Tanto para aparentar detalhes construtivos existentes ou evidenciar as conclusões de novas propostas, as maquetes hiper-realistas - como as de Joshua Smith, o miniaturista que constrói mundos complexos em uma escala de 1:20 - parecem formas interessantes de representação.

Edificios híperrealistas que caben en tu escritorio. Image © © Ben Neale para Joshua Smith

Em relação à escala, os processos experimentais de revestimentos de materiais que terminaram no Pavilhão de Pesquisa 2013-14 da CID-ITKE da Universidade de Stuttgart demonstram o potencial de pesquisas com grandes modelos de construção, onde são convincentes em quantas aproximar o resultado final do projeto.

ICD-ITKE Pabellón de Investigación 2013-14 / ICD-ITKE Universidad de Stuttgart. Image Cortesía de ICD-ITKE

05. Fabricação Digital

Atualmente, o projeto auxiliado por computador permitiu não apenas a velocidade na produção de modelos detalhados, mas também a redução do espaço entre o modelo e a construção final com a geração de sistemas de construção.

"50 Digital Wood Joints" by Ladycartoonist is licensed under "CC BY-NC-SA 3.0" . Image

Um tipo de encaixe pode ser verificado rapidamente por corte a laser ou impressão 3D e até mesmo produzir peças estruturais reais para o trabalho final.

Piedra digitalizada: propuesta de albañilería inteligente. Image Cortesía de ZAarchitects

Juntamente com este tipo de modelos, é evidente que a precisão é, sem dúvida, um fator essencial. Portanto, quaisquer que sejam suas intenções, você pode seguir estas dicas para melhorar suas habilidades de criação de maquetes.

 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Maquetes de detalhes construtivos: exemplos de representação e utilidade" [Maquetas de detalles constructivos: ejemplos de representación y utilidad] 02 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903031/maquetes-de-detalhes-construtivos-exemplos-de-representacao-e-utilidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.