Arquiteto colombiano Konrad Brunner morre aos 67 anos

O arquiteto colombiano Konrad Brunner faleceu nesta terça-feira, 25 de setembro, em Bogotá. Neto do famoso urbanista Karl Brunner, Konrad nasceu em 17 de novembro de 1950 na capital colombiana e formou-se na Universidade dos Andes em 1974.

Brunner fundou seu próprio escritório de arquitetura em 1978, destacando-se com obras como a Praça do Jubileu de Compensar, o plano diretor da Cidadela El Recreo (junto com Germán Samper e Gustavo Perry), os edifícios residenciais Arroyoviejo e El Vigía, e a Casa Vélez. Além disso, o arquiteto lecionava na Universidad de los Andes desde os anos 80.

Projeto do centro cívico universitário da Universidad de Los Andes em Bogotá. Imagem © Cristián Undurraga + Konrad Arquitetos Brunner

Destaca-se também por seu trabalho no setor público. Fora funcionário da Supervisão Distrital, coordenador do Comitê Intergremial para a elaboração do Plano de Planejamento Territorial de Bogotá (POT) e membro do Conselho Consultivo de Planejamento Distrital. Membro da Sociedade Colombiana de Arquitetos desde 1988, foi Diretor de Patrimônio no Ministério da Cultura, onde promoveu o Plano Nacional de Recuperação de Centros Históricos, fortaleceu o Programa Heritage Watch e o Programa Nacional de Cooperação contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais.

Plaza del Jubileo / Konrad Brunner Arquitectos. Imagem © Enrique Guzmán

Recentemente, o escritório Konrad Brunner Architects avançou em projetos como a Torre Teleskop (juntamente com Gustavo Perry Architects), o plano diretor do Parque Regional do Reservatório de Tominé (PRET), o Centro Administrativo da Chía e o Centro Cívico da Universidad de los Andes, premiado em concurso público junto com o arquiteto chileno Cristián Undurraga em 2016. Seu projeto para a Plaza del Jubileo é atualmente um dos finalistas na categoria Projeto Arquitetônico da XXVI Bienal de Arquitetura da Colômbia.

.

Konrad Brunner (1950-2018). Image Cortesía de Konrad Brunner Arquitectos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Arquiteto colombiano Konrad Brunner morre aos 67 anos" [Fallece el arquitecto colombiano Konrad Brunner a los 67 años] 26 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902762/arquiteto-colombiano-konrad-brunner-morre-aos-67-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.