Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Dia Mundial sem Carro: uma coletânea de iniciativas em prol do pedestre e ciclistas

Dia Mundial sem Carro: uma coletânea de iniciativas em prol do pedestre e ciclistas

Comemorado mundialmente todos os anos, o Dia Mundial Sem Carro surgiu como uma iniciativa para estimular a reflexão acerca do uso excessivo do automóvel nos deslocamentos realizados cotidianamente pela população global, e seus impactos no meio ambiente. A ideia propõe que motoristas não utilizem o automóvel durante este dia permitindo melhora da qualidade do ar e da vida nas cidades, incentivando a caminhada e o uso de meios de transporte não poluentes, como a bicicleta.

A data foi iniciada oficialmente em 1997 na França, sob o título de Car-Free Day, posteriormente espalhando-se pelo território europeu e em seguida, por todo o mundo. Com a força ganha pela data, em 2002 foi lançada a Semana Europeia de Mobilidade, sob a realização de uma agenda dedicada especialmente a discussões e atividades com o objetivo de aguçar o senso crítico da sociedade aos males que o uso do automóvel tem sobre a qualidade do ar, meio ambiente, ser humano e cidades. Pesquisadores como Jane Jacobs, Jan Gehl, Jeff Speck, entre muitos outros, já evidenciaram que o uso indiscriminado dos automóveis causa consequências negativas para os ambientes urbanos.

Propostas que colocam em pauta a possibilidade de locomoções que dispensam o uso do automóvel têm chamado cada vez mais a atenção nos últimos anos. Projetos e ações estratégicas à promoção da mobilidade urbana com foco na criação de espaços públicos favorecidos pelos pedestres tem ganhado força. Compilamos, a seguir, 10 artigos com propostas e discussões acerca da mobilidade urbana com foco nos pedestres e meios de transporte alternativos já publicadas no ArchDaily. Confira!

Como podemos planejar cidades que priorizem pedestres?

© Cidade Ativa
© Cidade Ativa

O que é planejamento cicloinclusivo?

© ITDP
© ITDP

Um mês sem carros: a bem sucedida experiência da Coréia do Sul

© ITDP
© ITDP

Em 2025 os habitantes de Helsinki não terão mais razões para possuir um carro

via Flickr Riku Kettunen
via Flickr Riku Kettunen

Infográfico: Como reutilizar as vagas para carros e beneficiar a cidade?

© ITDP
© ITDP

Construir ciclovias gera mais empregos que criar infraestrutura para automóveis

via Flickr Design for Health
via Flickr Design for Health

As 10 cidades mais agradáveis para andar de bicicleta segundo a MNN

via Flickr Xabier Zaldua
via Flickr Xabier Zaldua

Uma cidade sem carros: A superação do domínio do automóvel em Nova Iorque

via Healey McFabulous
via Healey McFabulous

Zurique: “Você é bem-vindo na cidade, mas seu carro não”

via Flickr Thomas8047
via Flickr Thomas8047

7 cidades que estão tirando os carros de suas ruas

© Prefeitura de Madri
© Prefeitura de Madri
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Dia Mundial sem Carro: uma coletânea de iniciativas em prol do pedestre e ciclistas" 21 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902384/dia-mundial-sem-carro-uma-coletanea-de-iniciativas-em-prol-do-pedestre-e-ciclistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.