Dia Mundial sem Carro: uma coletânea de iniciativas em prol do pedestre e ciclistas

Comemorado mundialmente todos os anos, o Dia Mundial Sem Carro surgiu como uma iniciativa para estimular a reflexão acerca do uso excessivo do automóvel nos deslocamentos realizados cotidianamente pela população global, e seus impactos no meio ambiente. A ideia propõe que motoristas não utilizem o automóvel durante este dia permitindo melhora da qualidade do ar e da vida nas cidades, incentivando a caminhada e o uso de meios de transporte não poluentes, como a bicicleta.

A data foi iniciada oficialmente em 1997 na França, sob o título de Car-Free Day, posteriormente espalhando-se pelo território europeu e em seguida, por todo o mundo. Com a força ganha pela data, em 2002 foi lançada a Semana Europeia de Mobilidade, sob a realização de uma agenda dedicada especialmente a discussões e atividades com o objetivo de aguçar o senso crítico da sociedade aos males que o uso do automóvel tem sobre a qualidade do ar, meio ambiente, ser humano e cidades. Pesquisadores como Jane Jacobs, Jan Gehl, Jeff Speck, entre muitos outros, já evidenciaram que o uso indiscriminado dos automóveis causa consequências negativas para os ambientes urbanos.

Propostas que colocam em pauta a possibilidade de locomoções que dispensam o uso do automóvel têm chamado cada vez mais a atenção nos últimos anos. Projetos e ações estratégicas à promoção da mobilidade urbana com foco na criação de espaços públicos favorecidos pelos pedestres tem ganhado força. Compilamos, a seguir, 10 artigos com propostas e discussões acerca da mobilidade urbana com foco nos pedestres e meios de transporte alternativos já publicadas no ArchDaily. Confira!

Como podemos planejar cidades que priorizem pedestres?

© Cidade Ativa

O que é planejamento cicloinclusivo?

© ITDP

Um mês sem carros: a bem sucedida experiência da Coréia do Sul

© ITDP

Em 2025 os habitantes de Helsinki não terão mais razões para possuir um carro

via Flickr Riku Kettunen

Infográfico: Como reutilizar as vagas para carros e beneficiar a cidade?

© ITDP

Construir ciclovias gera mais empregos que criar infraestrutura para automóveis

via Flickr Design for Health

As 10 cidades mais agradáveis para andar de bicicleta segundo a MNN

via Flickr Xabier Zaldua

Uma cidade sem carros: A superação do domínio do automóvel em Nova Iorque

via Healey McFabulous

Zurique: “Você é bem-vindo na cidade, mas seu carro não”

via Flickr Thomas8047

7 cidades que estão tirando os carros de suas ruas

© Prefeitura de Madri
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Dia Mundial sem Carro: uma coletânea de iniciativas em prol do pedestre e ciclistas" 21 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902384/dia-mundial-sem-carro-uma-coletanea-de-iniciativas-em-prol-do-pedestre-e-ciclistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.