Toronto aprova o condomínio vertical King Street West do BIG

O projeto King Street West, desenvolvido pelos arquitetos do Bjarke Ingels Group - BIG, acaba de ser aprovado pelos órgãos competentes da cidade de Toronto, no Canadá. Concebida originalmente em 2016, a proposta para este complexo de uso-misto está definida por uma série de "caixinhas empilhadas" que acolhem um complexo programa em forma de escritórios, habitação e um centro comercial. A forma singular do edifico é resultado da estratégia utilizada pelos arquitetos para preservar os demais edifícios históricos pré-existententes no terreno do projeto. Alex Bozikovic, crítico de arquitetura do The Globe and Mail, afirma que o projeto está a um passo da comercialização, uma vez que o King Street West acaba de passar pelo último entrave legal que impedia o seu avanço.

King Street West. Imagem cortesia de Bjarke Ingels Group

O King Street West está localizado em uma importante área de transição da cidade de Toronto. Implantado na confluência de três parques urbanos criados durante o século XX, o BIG, o Westbank e a Allied Properties REIT propuseram um complexo edifício de uso misto que funcionará como uma praça pública aberta, criando uma nova centralidade para os moradores do bairro, permeável e acessível através dos diversos caminhos que atravessam a área. O edifício foi concebido como um tradicional bloco perimetral com uma praça pública no centro. Ao redor desta praça, o King Street West se eleva como um conjuntos de pixels sobrepostos, sendo que cada "caixinha" representa uma unidade modular; o giro de 45 graus em relação ao alinhamento da rua serve para maximizar as condições de iluminação e ventilação natural das unidades.

King Street West. Imagem cortesia de Bjarke Ingels Group

O projeto ainda conta com uma ondulação na fachada principal, responsável por criar intervalos entre os módulos que posteriormente resultarão em uma série de espaços verdes acessíveis. "Com o projeto do King Street West, procuramos criar um contraponto à tradicional tipologia de torre e pódio que se vê espalhada pelos quatro cantos de Toronto, revisitando ainda algumas das ideias mais revolucionárias propostas por Safdie em seu Habitat 67, mas ao invés de um experimento único e isolado em uma ilha, o nosso projeto está localizado no coração de uma das maiores cidades do país, no centro de Toronto. Nos parece muito estranho que uma das cidades mais diversas do mundo seja feita de uma arquitetura extremamente homogênea. "Bjarke Ingels, sócio fundador do BIG.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Toronto aprova o condomínio vertical King Street West do BIG" [BIG's King Street West Condo Community Approved for Development in Toronto] 21 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902204/toronto-aprova-o-condominio-vertical-king-street-west-do-big> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.