A invasão da muralha vermelha: registros de Anthony Saroufim

Poucos projetos residenciais atraíram tantos olhares nos últimos anos como a Muralla Roja, de Ricardo Bofill. Concluído em 1968, o projeto de claras referências mediterrâneas parece ter se beneficiado de certas tendências colocadas em evidência pela cultura millennial, tendo servido de cenário para diversos ensaios fotográficos e, inclusive, videoclipes.

Com a atenção de milhares de arquitetos e aficionados, não é de estranhar que os residentes do famoso conjunto cor de rosa tenham dificultado o acesso, construindo cercas em torno da - já visualmente fortificada - muralha. Isso, no entanto, não bastou para afugentar ou impedir o fotógrafo e arquiteto libanês Anthony Saroufim de se aventurar pelos labirínticos corredores e escadarias do edifício de Bofill.

© Anthony Saroufim

Acompanhado apenas de sua câmera analógica carregada com um filme Kodak 400 Color Plus, livre de tripé ou qualquer outro equipamento para estabilizar seus disparos, Saroufim invadiu a muralha:

© Anthony Saroufim

"Meu coração disparou quando pulei a cerca, sem ser notado, com minha câmera na mão. Esgueirando-me rapidamente nesse labirinto de escadarias, me escondia, olhando em volta e disparando rapidamente, quase instintivamente. Tinha a sensação de estar roubando momentos." - Anthony Saroufim

© Anthony Saroufim

Os registros fotográficos carregam traços desse percurso. A câmera em punho não oferece a mesma precisão compositiva do tripé, tão cara à fotografia de arquitetura contemporânea, mas transparece, por outro lado, a ideia de imagens feitas ao longo de uma caminhada. Do mesmo modo, o próprio meio analógico, rico em textura mas carente de nitidez, parece, estranhamente, ser mais adequado à natureza do projeto da muralha que as costumeiras câmeras digitais que abundam em megapixels. 

© Anthony Saroufim

Conheça outros trabalhos de Anthony Saroufim em seu website ou Instagram.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "A invasão da muralha vermelha: registros de Anthony Saroufim" 09 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901624/a-invasao-da-muralha-vermelha-registros-de-anthony-saroufim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.