Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Centro de Visitantes da Barilla se mescla à paisagem campestre de Pedrignano na Itália

Centro de Visitantes da Barilla se mescla à paisagem campestre de Pedrignano na Itália

O Studio VAARO, em colaboração com Gabriel Fain Architects, projetou um Centro de Visitantes para Barilla, em Pedrignano, Itália. A obra responde ao seu contexto industrial e agrícola com um gesto icônico. Com espaço para eventos, um café, restaurante e loja, os diversos programas estão unidos sob uma cobertura arrebatadora. O telhado se funde com os campos de trigo ao redor, criando a impressão de uma colina natural que emerge da terra quando um se aproxima do sul. Da estrada, a terra escavada das fundações foi compactada para criar uma fachada de terra batida, sua estratificação mineral evoca o arcaico e o natural.

Render por Nephew. Imagem Cortesia de Studio VAARO Render por Aron Lorincz. Imagem Cortesia de Studio VAARO Barilla Infantil - para crianças e suas famílias Corte da entrada principal + 12

Diagrama
Diagrama

Os arquitetos descrevem o telhado como "sutilmente [metamórfico] entre duas geometrias elementares e simbólicas - a da Casa ao leste e a da Fábrica retangular a oeste. Ao fazê-lo, o nosso pavilhão Barilla combina a familiaridade doméstica do lar com a utilidade da fábrica". 

Planta Baixa Nível 1
Planta Baixa Nível 1

O pavilhão é composto por dois programas paralelos, o principal e maior contem os espaços públicos enquanto o menor é utilizado para funções de apoio e espaços de uso flexível. O secundário precisa de pouca ou nenhuma luz natural e, portanto, está totalmente enterrado sob a paisagem. Isso permite que o espaço principal seja aberto e receba o máximo de luz solar, além de estar livre de qualquer função de serviço, criando um espaço flexível e cheio de luz. 

Render por Nephew. Imagem Cortesia de Studio VAARO
Render por Nephew. Imagem Cortesia de Studio VAARO

Os arquitetos projetaram o pavilhão com uma visão holística da sustentabilidade. Utilizando materiais de construção renováveis como madeira, palha e o próprio solo do local, eles criaram uma proposta que não apenas responde à paisagem circundante, mas também à utilidade dos materiais disponíveis. A espessa fachada e as faixas de terra criam massa térmica suficiente para auxiliar no aquecimento e resfriamento do espaço, enquanto o interior do pavilhão é composto por madeira sustentável e de origem local. Os arquitetos também consideraram o potencial do edifício a longo prazo, projetando-o para ser versátil em seu uso futuro. 

Render por Aron Lorincz. Imagem Cortesia de Studio VAARO
Render por Aron Lorincz. Imagem Cortesia de Studio VAARO

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Shen, Yiling. "Centro de Visitantes da Barilla se mescla à paisagem campestre de Pedrignano na Itália" [Barilla Visitor Centre Merges with Surrounding Wheat Fields in Pedrignano, Italy] 11 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901546/centro-de-visitantes-da-barilla-se-mescla-a-paisagem-campestre-de-pedrignano-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.