Em foco: Oswaldo Bratke

Hoje, 24 de agosto, o arquiteto Oswaldo Arthur Bratke comemoraria seu 111º aniversário.  Como um dos principais nomes da arquitetura moderna paulista, destaca-se ao lado de nomes como Affonso Eduardo Reidy e irmãos Roberto, entre muitos outros. Ingressando na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1926, formou-se em 1931 como engenheiro-arquiteto. Dois anos após o fim da graduação, cria uma sólida sociedade com o arquiteto Carlos Botti, onde realizam uma série de projetos em parceria, com destaque o Gran Hotel de Campos do Jordão.

Sempre em busca por novos desafios na carreira, quando ainda estudante, participa de concursos arquitetônicos e urbanísticos, vencendo com sua proposta ao Viaduto Boa Vista. Na década de 1940, com a morte do ex-sócio, segue carreira solo desenvolvendo projetos em arquitetura e planejamento urbano.

Dentro do conjunto de obras, tem como característica o desenvolvimento de uma forte produção residencial no estado de São Paulo, com destaque a casa de sua família no bairro do Morumbi, Residência Oscar Americano, Residência Paulo Nogueira neto e Residência Pierre Loeb e também, de edifícios, como o ABC, Renata Sampaio Ferreira e Linneu Gomes, por exemplo.

Residência Oscar Americano. Image © Nelson Kon

A abrangência dos trabalhos extrapolou o perímetro nacional e muitos destes foram publicados na Europa, Américas e Ásia, intitulado como um dos principais arquitetos do século XX por John Peter em seu livro The oral history of modern Architecture.

É importante salientar que Bratke foi um compulsivo personagem no do desenvolvimento de projetos nas mais variadas escalas, da cadeira que compunha os interiores a assentamentos urbanos. Equipamentos, edifícios educacionais e industriais marcam a paisagem de cidades por todo o Brasil.

Confira a seguir algumas de suas principais obras já publicada no Archdaily:

Clássicos da Arquitetura: Residência no Morumbi / Oswaldo Bratke

Residência no Morumbi. Image © Chico Albuquerque via Segawa e Dourado, 1997.

Clássicos da Arquitetura: Residência Oscar Americano / Oswaldo Bratke

Residência Oscar Americano. Image © Nelson Kon

Clássicos da Arquitetura: Vila Serra do Navio / Oswaldo Bratke

Vila Serra do Navio. Image © Nelson Kon
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Em foco: Oswaldo Bratke" 24 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900745/em-foco-oswaldo-bratke> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.