Primeiras imagens do novo Museu V&A Dundee projetado por Kengo Kuma

O novo Museu Victoria & Albert Dundee, em colaboração com a Rapid Visual Media, acaba de divulgar uma série de imagens feitas com drones revelando o atual estado de construção do edifício, aquele que será o primeiro projeto de Kengo Kuma no Reino Unido. Inspirado na geografia escocesa, o novo V&A é uma estrutura que se projeta sobre o Rio Tay, na cidade de Dundee.

O novo museu à beira rio é conformado por mais de 2.500 painéis pré-moldados de concreto que revestem uma complexa estrutura de paredes curvas, criando sombras que vão variando ao longo do dia e do ano. Além de ser o primeiro projeto construído de Kuma no Reino Unido, o V&A de Dundee também será o primeiro museu da Escócia inteiramente dedicado ao design.

Primeiras imagens do novo Museu V&A Dundee projetado por Kengo Kuma - Mais Imagens+ 2

Depois de vencer o concurso em 2010, Kengo Kuma e seus arquitetos começaram a trabalhar no conceito de um projeto que se apresentaria como uma “sala de estar para a cidade”, onde todos os visitantes serão bem-vindos.

A imagem exterior do edifício é definida por uma fachada irregular e um amplo deck de madeira. Como nenhuma das superfícies externas do edifício é reta, cada painel foi desenvolvido previamente a partir de um modelo 3D e depois moldado meticulosamente segundo formas específicas com uma mistura de pedra e cimento com o auxílio de uma tela estrutural. Para a montagem da fachada, cada painel foi encaixado em seu suporte correspondente nos inúmeros canais criados nas paredes, tudo meticulosamente mapeado antes do início da construção.

© Rapid Visual Media

No interior, um grande hall público servirá como uma grande praça pública de boas vindas, flexível o bastante para acomodar uma enorme variedade de usos, como concertos, oficinas, instalações, exposições e muito mais. O variado programa do museu deverá receber grandes exposições temporárias e permanentes, um centro para a prática do design, uma loja de souvenires, um café e um restaurante. O novo V&A foi concebido para atrair visitantes do mundo todo, configurando-se como o mais novo museu de design de mundo. 

© Rapid Visual Media
© Rapid Visual Media

Em 2015, publicamos uma matéria informando que o orçamento do museu, previamente estabelecido em 45 milhões de libras, havia sido excedido em 70%, apesar de todos os ajustes realizados para tentar controlar o assombroso aumento do custo de construção. O Conselho da cidade de Dundee atribuiu os gastos à “natureza altamente complexa da estrutura do edifício [...], aos níveis sem precedentes de inflação na construção civil [e] ao inesperadamente baixo nível de interesse do mercado da construção, o que reflete o alto risco associado a um contrato tão complicado e um projeto tão exclusivo”.

© Rapid Visual Media
© Rapid Visual Media

A inauguração do museu está marcada para o dia 15 de setembro. Confira mais informações à respeito do novo V&A de Dundee aqui.

Via: V&A Dundee

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Primeiras imagens do novo Museu V&A Dundee projetado por Kengo Kuma" [A First Look at Kengo Kuma's New V&A Dundee] 23 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900419/primeiras-imagens-do-novo-museu-v-and-a-dundee-projetado-por-kengo-kuma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.