O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 11 Álbuns de Kanye West reimaginados como arquiteturas

11 Álbuns de Kanye West reimaginados como arquiteturas

11 Álbuns de Kanye West reimaginados como arquiteturas
11 Álbuns de Kanye West reimaginados como arquiteturas, Graduation. Imagem © Amaory B. Portorreal
Graduation. Imagem © Amaory B. Portorreal

O designer Amaory B. Portorreal produziu uma série de ilustrações retratando casas inspiradas na música de Kanye West. A série é uma resposta ao recente anúncio do rapper de que ele estaria lançando um novo empreendimento de arquitetura focado em moradias de baixa renda.

Mais do que um comentário sobre as interações de West com a arquitetura, a série apresenta um exemplo intrigante da conexão entre música e arquitetura, passando de uma forma de arte lírica e melódica para uma baseada no espaço e na materialidade.

College Dropout. Imagem © Amaory B. Portorreal Late Registration. Imagem © Amaory B. Portorreal Graduation. Imagem © Amaory B. Portorreal 808's & Heartbreak. Imagem © Amaory B. Portorreal + 12

Para as 11 ilustrações, Amaory inspira-se "na diversidade musical e estética dos álbuns de hip-hop de Kanye West”, com cada casa contando uma história única sobre “unir beleza e moradias de baixa renda”.

“Kanye provou tanto sua séria ética de trabalho quanto sua paixão em todos os empreendimentos criativos, por isso estou animado para ver o que Yeezy Home trará não apenas à arquitetura, mas também à discussão sobre moradias de baixa renda”, disse Amaory.

As ilustrações do álbum são apresentadas abaixo em ordem cronológica, refletindo a elaboração cronológica da coleção de Amaory para refletir as mudanças sônicas na carreira de West.

The College Dropout

College Dropout. Imagem © Amaory B. Portorreal
College Dropout. Imagem © Amaory B. Portorreal

O álbum solo de estréia de West, “The College Dropout”, aborda questões como materialismo excessivo, trabalho por um salário mínimo e preconceito institucional na formação do artista. Em resposta, a ilustração de Amaory apresenta uma forma simples que lembra as casas encontradas na comunidade empobrecida de Chicago.

Late Registration

Late Registration. Imagem © Amaory B. Portorreal
Late Registration. Imagem © Amaory B. Portorreal

O álbum “Late Registration” apresenta harmonias mais sofisticadas e orquestração de cordas, representando uma evolução refinada do primeiro álbum de West. A casa de Amaory retrata isso através de uma versão mais sofisticada da casa "The College Dropout", inspirada em Chicago Greystone.

Graduation

Graduation. Imagem © Amaory B. Portorreal
Graduation. Imagem © Amaory B. Portorreal

A casa de Amaory para "Graduation" se inspira na arte do álbum do artista japonês Takashi Murakami, com formas circulares e padrões refletindo as casas japonesas em forma de domo. Amaory complementa a casa com manchas em tom pastel fazendo referência o som elétrico do álbum.

808's & Heartbreak

808's & Heartbreak. Imagem © Amaory B. Portorreal
808's & Heartbreak. Imagem © Amaory B. Portorreal

A paleta de som minimalista do álbum "808 & Heartbreak" de West lida com temas de perda e fama alienada e foi traduzida em uma casa com fachadas de concreto, remetendo a uma temperatura mais fria.  Ao mesmo tempo, janelas coloridas refletem as complexas emoções retratadas no álbum.

My Beautiful Dark Twisted Fantasy

My Beautiful Dark Twisted Fantasy. Imagem © Amaory B. Portorreal
My Beautiful Dark Twisted Fantasy. Imagem © Amaory B. Portorreal

O quinto álbum de West, “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”, lida com os temas de excesso e cultura de consumo, numa época em que o artista se exilou no Havaí. A resposta de Amaory é uma casa no estilo gótica que simboliza a opulência e a reclusão, como um castelo no céu.

Watch the Throne

Watch the Throne. Imagem © Amaory B. Portorreal
Watch the Throne. Imagem © Amaory B. Portorreal

Semelhante a "Graduation", a casa de "Watch the Throne" inspira-se na arte do álbum, concebida por Ricardo Tishci. Com um intrincado padrão em ouro para refletir a ilustre carreira de West e do colaborador do álbum Jay-Z, a capa foi traduzida por Amaory em uma casa com paredes de pedra preta sombreadas por uma tela dourada padronizada.

Cruel Summer

Cruel Summer. Imagem © Amaory B. Portorreal
Cruel Summer. Imagem © Amaory B. Portorreal

A casa de Amaory para "Cruel Summer" é inspirada na capa do álbum de Virgil Abloh e Joe Perez. A casa de veraneio contemporânea contém uma imagem de uma mulher na parede, fazendo referência à escultura de uma mulher cercada por folhagens presente no álbum.

Yeezus

Yeezus. Imagem © Amaory B. Portorreal
Yeezus. Imagem © Amaory B. Portorreal

O álbum “Yeezus” de West é definido por sua capa clara com uma única faixa vermelha na lateral, inspirada na filosofia de design do designer da Braun, Dieter Rams. Da mesma forma, a casa de Amaory adota uma forma simples e minimalista, um cubo de vidro com uma entrada destacada vermelha.

The Life of Pablo

Life of Pablo. Imagem © Amaory B. Portorreal
Life of Pablo. Imagem © Amaory B. Portorreal

"The Life of Pablo" é conhecido por demonstrar a capacidade de West de coletar pedaços de músicas e usá-las como blocos de construção para enfatizar um trecho ou introduzir um coro. Em referência a isso, a casa de Amaory usa a tipologia de um contêiner como bloco de construção para criar uma geometria mais complexa.

Ye

Ye. Imagem © Amaory B. Portorreal
Ye. Imagem © Amaory B. Portorreal

O álbum "Ye" de West foi escrito em apenas duas semanas em seu rancho em Wyoming, após uma controvérsia em torno das opiniões políticas do artista. Em resposta ao álbum, um dos mais auto-analisados e tumultuados de West, Amaory criou uma cabana isolada com o Teton Range como pano de fundo.

Kids See Ghosts

Kids See Ghosts. Imagem © Amaory B. Portorreal
Kids See Ghosts. Imagem © Amaory B. Portorreal

O último álbum da série de Amaory, “Kids See Ghosts”, tratou de temas psicodélicos e dramáticos, retratados em uma capa de álbum mais uma vez desenhada pelo artista japonês Takashi Murakami. Em resposta, Amaroy criou uma casa japonesa com pátio interno e uma árvore como peça central.

Outros trabalhos de Amaory B. Portorreal podem ser vistos em seu site aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Niall Patrick Walsh
Autor
Cita: Walsh, Niall. "11 Álbuns de Kanye West reimaginados como arquiteturas" [11 Kanye West Albums Reimagined as Architecture] 12 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899425/11-albuns-de-kanye-west-reimaginados-como-arquiteturas> ISSN 0719-8906