"Distrito Azul” projetado pela Mecanoo em Utrecht promete longevidade a seus moradores

Pelo menos é isso que os arquitetos e demais responsáveis pelo projeto defendem. O escritório de arquitetura holandês, Mecanoo, acaba de apresentar um conjunto de projetos para um grande empreendimento na cidade de Utrecht. A ideia geral busca inspiração nas chamadas “zonas azuis” - áreas urbanas onde há uma alta tendência de seus moradores terem uma vida longa e saudável. Atualmente, existem apenas cinco zonas azuis reconhecidas no mundo: Sardenha, Nicoya, Loma Linda, Okinawa e Ikaria.

Distrito Azul” projetado pela Mecanoo em Utrecht promete longevidade a seus moradores - Mais Imagens

Depois de uma extensa pesquisa sobre as zonas azuis existentes, foram identificadas nove características comuns, as quais os arquitetos da Mecanoo adaptaram em quatro conceitos urbanísticos que definem o projeto do Distrito Azul de Utrecht: comunidade, mobilidade, alimentação saudável e sociabilidade.

O masterplan proposto procura transformar o antigo pátio de manobras das ferrovias holandesas em um novo e dinâmico bairro residencial no centro da cidade. O projeto inclui ainda a construção de 2.600 novas residências, um parque, uma escola, um supermercado e edifícios de uso misto.

© 3d Studio Prins

O conceito de “zona azul” será aplicado principalmente no projeto de transformação do antigo edifício CAB, localizado no extremo noroeste do terreno e ao lado da estação de trem Utrecht-Zuilen. Esta estrutura abrigará uma grande praça de alimentação, criando uma rua interna onde será possível encontrar as mais diversas opções de alimentação saudável além de conectar o novo bairro ao centro de Utrecht. 

Sobre este antigo edifício, será implantada uma nova torre residencial de nove pavimentos, criando um novo marco urbano para a cidade uma vez que será um dos edifícios mais altos de Utrecht. Suas linhas sinuosas procuram contrastar com a estrutura retilínea do edifício existente e buscam definir uma nova linguagem arquitetônica para o bairro que está sendo criado.

© 3d Studio Prins

Ciclovias e calçadas serão amplamente utilizadas nas áreas centrais do novo empreendimento e todas as comodidades urbanas necessárias estarão muito próximas de seus moradores. O bairro foi concebido segundo princípios sustentáveis, tanto em termos de tecnologia quanto na economia de recursos.

O Distrito Azul de "Cartesiusdriehoek", como será chamado, oferecerá uma ampla variedade de tipologias habitacionais. Um quarto das unidades construídas serão destinadas à habitação social em forma de aluguel. As obras devem ser iniciadas já em 2020.

  • Arquitetos

  • Localização

    Cartesiusweg, Utrecht, Holanda
  • Arquitetos responsáveis

  • Área

    133000.0 m2
  • Ano do projeto

    2018

Via Mecanoo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cartesiusweg, Utrecht, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Allen, Katherine. ""Distrito Azul” projetado pela Mecanoo em Utrecht promete longevidade a seus moradores" [Will Mecanoo’s “Blue District” in Utrecht Promote a Generation of Urban Centenarians?] 21 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898441/distrito-azul-projetado-pela-mecanoo-em-utrecht-promete-longevidade-a-seus-moradores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.