Como calcular a intensidade de luz necessária em seus ambientes

Quanto de luz é o bastante? A questão é difícil, mas quando você precisa calcular quanto de iluminação LED é necessário para criar um espaço bem iluminado, ela pode se tornar um pouco mais complicada ainda.

Seja iluminação LED para espaços comerciais ou residências, veja aqui como determinar quantos lumens você precisa para iluminar adequadamente seu espaço.

Cortesia de Alcon Lighting

Termos técnicos

Lúmens

É uma medida da luz emitida por uma fonte seja LED, fluorescente, halógena ou incandescente. Isso também é conhecido como “brilho” ou “saída de luz”. Seu ponto de referência: uma lâmpada incandescente padrão de 100 watts produz de 1.500 a 1.700 lúmens.

Watts

Não é uma medida de brilho; em vez disso, é uma medida da quantidade de eletricidade (ou energia) consumida por uma lâmpada para atingir o brilho reivindicado. Cada tipo de fonte de luz, LED, fluorescente, halógena ou incandescente possui uma razão lúmen-por-watt diferente. Abaixo, vamos usar lúmens como medida para garantir que tenhamos luz suficiente para um espaço.

Equivalência de Potência

Como combinamos watts e lúmens, é mais fácil falar sobre lâmpadas em termos de watts. Portanto, se uma incandescente de 100 watts produzir 1.500 lúmens e um LED de 10 watts fizer o mesmo, o LED de 10 watts poderá anunciar o "equivalente a 100 watts" em sua etiqueta.

Aqui está um gráfico de equivalência de potência, mas observe que as taxas de lúmen por watt podem variar, mesmo de LED a LED, alternando entre aplicações de iluminação arquitetônica como iluminação de suspensão linear, iluminação embutida LED ou iluminação embutida linear.

Cortesia de Alcon Lighting

Eficácia

O número de lúmens que uma lâmpada produz para cada watt que ela consome. Quanto maior o número, mais eficiente é a lâmpada. Por exemplo, os produtos de iluminação que obtiveram a etiqueta ENERGY STAR são de alta eficácia, o que significa que eles fornecem os mesmos recursos usando menos energia.

Cortesia de Alcon Lighting

Quanta luz é o suficiente?

Determine a área do ambiente

Multiplique o comprimento vezes a largura da sala para obter a metragem quadrada do espaço. Por exemplo, se a sala tiver 10 pés de largura e 10 pés de comprimento (aproximadamente 3 metros), a área será de 100 pés quadrados (ou, aproximadamente, 9m²).

Determine a intensidade da iluminação de acordo como tipo de ambiente ou uso

Intensidade (foot-candle) é o quão brilhante a luz é à distância de 1 pé (aprox. 30cm) de sua fonte. Os requisitos/necessidades de iluminação variam dependendo do tipo de ambiente a ser iluminado. Por exemplo, um banheiro ou cozinha exigem mais intensidade do que uma sala ou dormitório.

Cortesia de Alcon Lighting

Determine os lúmens necessários

Um lúmen é uma medida unitária da luz. Para determinar os lúmens necessários, você precisará multiplicar a área da sua sala pela intensidade exigida para o uso. Por exemplo, uma sala de 100 pés quadrados (aprox. 9m²), que exige entre 10 e 20 foot-candles, precisará de 1.000 a 2.000 lúmens. Já uma sala de jantar de 100 pés quadrados (aprox. 9m²), que exige entre 30 e 40 foot-candles, precisará de 3.000 a 4.000 lúmens.

Cortesia de Lesser Architecture

Um resumo rápido

Para o espaço genérico de 250 pés quadrados (aprox. 23 m²), você precisará de cerca de 5.000 lúmens como fonte de luz principal (20 lúmens x 250 pés quadrados). Na sua sala de jantar, você vai querer cerca de 30 lúmens por pé quadrado sobre sua mesa (você quer ver a comida, não examiná-la), então se sua mesa tiver 6 x 3 pés (aprox. 2m x 1m), isso significa 540 lúmens.

Tenha em mente, no entanto, que esses números são para condições típicas. Se você tiver paredes e móveis muito escuros ou se estiver usando luminárias com sombras, precisará de aproximadamente 10 lúmens por pé quadrado. Para estes cálculos, consideramos o pé-direito com 2,4 metros. Por fim, a preferência pessoal terá o maior peso na decisão. Se você gosta da sala especialmente clara, pode adicionar 10 a 20% aos nossos números. Geralmente, a melhor abordagem para a maioria dos espaços é superdimensionar e instalar dimerizadores para reduzir o nível de luz.

Cortesia de Lesser Architecture

Sobre o autor:
David Hakimi é especialista em iluminação e um dos co-fundadores da Alcon Lighting. Formado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), David trabalha nas linhas de frente da revolução de iluminação com eficiência energética, permitindo que arquitetos, projetistas e engenheiros de iluminação façam a transição da iluminação halógena e fluorescente para o que David chama de “o ideal de substituição para todas as aplicações de iluminação, ”—LEDs. David se orgulha do conhecimento de design, energia e construção sustentável da Alcon, seguindo o compromisso da Alcon com a qualidade, inovação, responsabilidade e valorização das lições aprendidas com seu pai, um vendedor e consultor de iluminação do sul da Califórnia há mais de duas décadas.

* Para os cálculos, mantivemos as unidade em pés e pés quadrados de acordo com o texto original em inglês.

Cita: "Como calcular a intensidade de luz necessária em seus ambientes" [How To Determine How Many LED Lumens You’ll Need To Properly Light Your Space] 05 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897537/como-calcular-a-intensidade-de-luz-necessaria-em-seus-ambientes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.