Casa dos Sovietes: por que devemos preservar este símbolo do brutalismo soviético?

© Maria Gonzalez

Casa dos Sovietes: por que devemos preservar este símbolo do brutalismo soviético? - Mais Imagens+ 15

A Casa dos Sovietes é um enorme edifício brutalista russo projetado pelo arquiteto Yulian L. Shvartsbreim. Localizado no centro de Kaliningrado, o edifício está abandonado desde a época de sua construção. Mesmo assim, os habitantes o reconhecem como o marco urbano mais importante da cidade. Eles costumam se referir ao edifício como "o rosto do robô", já que sua forma estranha os faz imaginar um robô enterrado até o pescoço que mostra apenas o rosto acima da superfície.

© Maria Gonzalez

Kaliningrado é uma cidade russa localizada na Europa Oriental, que faz fronteira com a Lituânia e Polônia. A cidade fazia parte do território alemão até 1945, que, após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se parte da União Soviética, mudando seu nome de Königsberg para Kaliningrado.

© Maria Gonzalez

Sua arquitetura é uma mistura exótica de diferentes períodos históricos e culturais, que vão desde o legado prussiano até a arquitetura alemã e o modernismo soviético.

© Maria Gonzalez

A Casa dos Sovietes é um edifício emblemático porque foi construída no Castelo de Königsberg, que foi fortemente destruído na Segunda Guerra Mundial. Assim que a cidade foi ocupada pela União Soviética, as autoridades decidiram demolir o resto do castelo, que, na opinião delas, era um símbolo do fascismo.

© Maria Gonzalez

O novo projeto soviético previa um edifício de uso misto de 28 pavimentos. No entanto, apenas 21 deles foram erguidos, pois as fundações mostraram-se inadequadas para o terreno pantanoso - que também continha as ruínas do antigo castelo. 

© Maria Gonzalez

Em 1985, o comitê regional ficou sem fundos para continuar o desenvolvimento da Casa dos Sovietes, deixando apenas a estrutura construída. Em 2005, para o 60º aniversário de Kaliningrado, o edifício passou por uma pequena remodelação em que foram adicionadas janelas e uma pintura externa azul pastel. 

© Maria Gonzalez

Atualmente, obras de recuperação estão sendo realizadas no espaço público do primeiro pavimento. A ideia é formalizar os espaços que já estavam sendo utilizados pela comunidade para atividades culturais e esportivas.

© Maria Gonzalez

Especialistas dizem que seria mais barato e seguro demoli-lo e construir um novo edifício, no entanto, a Casa dos Sovietes não é apenas reconhecida pelos habitantes de Kaliningrado como o símbolo de sua cidade, mas também é um excelente exemplo da arquitetura brutalista soviética que merece a preservação. 

Arquitetura: Yulian L. Shvartsbreim
Localização: Kaliningrado, Óblast de Kaliningrado, Rússia
Ano: 1970
Fotografias: Maria Gonzalez

© Maria Gonzalez

Referências
[1] Oleg Vasyutin, Alexander Popadin “Historical and Analytical Review King's Mountain in Kaliningrad“.
Acessado em 19 de junho de 2018 https://issuu.com/tuwangste/docs/koenigsberg_in_kaliningrad_eng
[2] House of Soviets (Kaliningrad) Wikipedia
Acessado em 19 de junho de 2018
https://en.wikipedia.org/wiki/House_of_Soviets_(Kaliningrad)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: María Francisca González. "Casa dos Sovietes: por que devemos preservar este símbolo do brutalismo soviético?" [House of Soviets ¿Por qué se debe preservar este símbolo del brutalismo soviético?] 08 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897482/casa-dos-sovietes-por-que-devemos-preservar-este-simbolo-do-brutalismo-sovietico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.