Biblioteca Central de Oodi e Museu de Arte Amos Anderson próximos de serem concluídos em Helsinki

A Biblioteca Central de Oodi em Helsinki, projetada pelo ALA Architects, está em fase de conclusão na Finlândia. Com inauguração prevista para 3 de dezembro de 2018, a biblioteca se localiza no distrito cultural de Töölönlahti, onde se ergue como um "projeto poderoso e icônico" em meio a outros marcos arquitetônicos.

Situado em frente ao Parlamento Finlandês, o projeto representa uma interação entre o Estado e seus cidadãos, “um novo caminho para promover a liberdade de expressão e democracia”.

Biblioteca Central de Oodi e Museu de Arte Amos Anderson próximos de serem concluídos em Helsinki - Mais Imagens+ 4

Biblioteca Central de Oodi. Cortesia de ALA Architects
Biblioteca Central de Oodi. Cortesia de ALA Architects

A biblioteca desempenhará, simultaneamente, um papel tradicional, abrigando mais de 100.000 livros, e de promotora da cultura digital. Dividida em três níveis, o piso superior é dedicado às funções tradicionais da biblioteca através de um espaço adaptável com divisórias de vidro, uma ampla varanda e vistas deslumbrantes da cidade. O pavimento intermediário é dedicado a “aprender fazendo” através de oficinas urbanas e estúdios digitais, enquanto que o térreo funciona como extensão da praça pública, complementada por um espaço polivalente para exposições, cafés e um cinema.

Biblioteca Central de Oodi. Cortesia de ALA Architects
Biblioteca Central de Oodi. Cortesia de ALA Architects

Projetada pelo ALA Architects para um concurso de projeto de 2013 que recebeu 544 propostas, espera-se que a biblioteca receba cerca de 10 mil visitantes diariamente.

Antes da abertura da biblioteca, Helsinque inaugurará, em 30 de agosto, o Museu de Arte Amos Anderson, projetado pelo JKMM Architects. Localizado sob a praça do edifício Lasipalatsi de 1936, que faz parte do museu, o projeto conta com claraboias que garantirão a conexão entre a sala de exposições e a praça.

Museu de Arte Amos Anderson. Cortesia de JKMM Architects
Museu de Arte Amos Anderson. Cortesia de JKMM Architects

Via: City of Helsinki

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Biblioteca Central de Oodi e Museu de Arte Amos Anderson próximos de serem concluídos em Helsinki" [ALA Architects' Central Library Oodi and JKMM's Amos Anderson Art Museum Near Completion in Helsinki] 03 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897432/biblioteca-central-de-oodi-e-museu-de-arte-amos-anderson-proximos-de-serem-concluidos-em-helsinki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.