O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Conferência do AIA destaca os benefícios da construção em madeira

Conferência do AIA destaca os benefícios da construção em madeira

Conferência do AIA destaca os benefícios da construção em madeira
Conferência do AIA destaca os benefícios da construção em madeira, Brock Commons Tallwood House | Fotografia: KKLaw; Os painéis pré-fabricados ajudam na eficiência do projeto.
Brock Commons Tallwood House | Fotografia: KKLaw; Os painéis pré-fabricados ajudam na eficiência do projeto.

A madeira como material construtivo têm experimentando um certo renascimento. Embora elementar e enganosamente simples, a tecnologia aplicada tem transformado este material construtivo. Se você tiver dúvidas sobre como escolher e usar madeira, a missão da Think Wood é fornecer acesso ao conjunto de pesquisas e informações em expansão.

Em apoio ao tema do AIA deste ano, Blueprint for Better Cities, a Think Wood esteve na AIA Conference on Architecture para compartilhar pesquisas e recursos sobre os benefícios da madeira e como ela oferece melhores soluções para as comunidades onde trabalhamos e vivemos. Se tiver a oportunidade de ir à conferência, não deixe de visitar o Pavilhão de Madeira no estande 757. Mas se estiver interessado em aprender mais, mas não poderá estar lá (como a maioria de nós) continue lendo para ver os benefícios da madeira como material de construção.

WREN em Los Angeles é um projeto de 47.000 m² com cinco pavimentos de construção de estrutura de madeira sobre dois níveis de concreto. A madeira foi escolhida por sua competitividade em custos e velocidade de construção. Foto: Kevin Korczyk
WREN em Los Angeles é um projeto de 47.000 m² com cinco pavimentos de construção de estrutura de madeira sobre dois níveis de concreto. A madeira foi escolhida por sua competitividade em custos e velocidade de construção. Foto: Kevin Korczyk

Com a crescente pressão para reduzir a pegada de carbono do ambiente construído, projetistas inteligentes estão encontrando maneiras de construir com maior responsabilidade e, ao mesmo tempo, atender às necessidades operacionais e estruturais:

  • Diversidade, equidade e inclusão: À medida que a população global continua a crescer, aumenta também a necessidade de moradias sustentáveis em áreas urbanas em expansão. Estruturas pré-fabricadas de madeira  estão se tornando mais comuns, resultando em canteiros de obras mais seguros e menores tempos de construção. Os edifícios de madeira maciça, em particular, são aproximadamente 25 por cento mais rápidos de serem construídos do que edifícios semelhantes em concreto. As comunidades beneficiam-se de um tempo de obra menor e de ruídos e tráfegos limitados.

  • Materiais: A madeira é o único material construtivo de alto desempenho - o único material de construção que é 100% natural e renovável. Os produtos de madeira provenientes de florestas  manejados de modo sustentável são uma escolha responsável e requerem menos energia para fabricar do que outros importantes materiais de construção. A madeira oferece uma combinação de propriedades estruturais naturais e estéticas, adequando-se a uma variedade de aplicações no ambiente construído.

  • Energia e Carbono: O impacto negativo dos materiais de construção extraídos ou colhidos até a fabricação, transporte e construção é a força motriz por trás de muitas iniciativas para melhorar as estruturas do futuro. Estruturas de madeira requerem menos energia incorporada, são responsáveis por menor poluição do ar e da água e têm uma pegada de carbono mais leve do que outros materiais construtivos comuns. Segundo estimativas, o uso a curto prazo de tecnologias de madeira emergentes, poderia ter o mesmo efeito de controle de emissões do que tirar dois milhões de carros das ruas durante um ano.

  • Resiliência: O International Building Code (IBC) inclui inúmeras disposições e diretrizes para projetar estruturas de madeira resilientes. Esses padrões, juntamente com as qualidades resilientes inerentes da madeira, melhoram o desempenho da construção para melhor resistir a terremotos e furacões, aos efeitos da mudança climática e até mesmo a ataques deliberados. A resiliência é chave porque não há nada sustentável em ter que reconstruir as estruturas antes do fim de suas vidas de serviço antecipadas e de todos os recursos que isso implica.

  • Projeto e Saúde: O uso da madeira como material estrutural ou de acabamento pode ter um efeito profundo sobre a saúde e no bem-estar dos ocupantes. Os efeitos incluem melhoria na qualidade do ar interno, acústica, saúde física e uma resposta humana positiva à madeira que sempre foi intuitiva, mas que está sendo cada vez mais comprovada por pesquisas e experiências.

Arquitetos em toda a América estão incorporando cada vez mais madeira em seus projetos por seu potencial promissor para transformar a maneira como construímos cidades, enquanto ao mesmo tempo que oferecem uma alternativa segura e responsável aos materiais de construção tradicionais.

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Conferência do AIA destaca os benefícios da construção em madeira" [The Benefits of Mass Timber Building on Show at AIA Conference on Architecture 2018] 02 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897145/conferencia-do-aia-destaca-os-beneficios-da-construcao-em-madeira> ISSN 0719-8906